Voltar à Página da edicao n. 452 de 2008-09-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 452 de 2008-09-23   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
As competições do IMAGO vão decorrer em três áreas

Imago já tem competições

O Festival Internacional de Cinema Jovem do Fundão (IMAGO) já tem programa definitivo. Este evento vai decorrer entre 4 e 12 de Outubro e conta com diversas modalidades.

> Eduardo Alves

São três as áreas fundamentais em que está dividida mais uma edição do IMAGO. Este festival internacional de cinema jovem tem lugar na cidade do Fundão, entre 4 e 12 de Outubro e apresenta a Competição Oficial Internacional, a Competição Under 25 e a Competição Onda Curta/RTP2.
Na Competição Oficial Internacional, principal área do IMAGO 2008 há um total de 30 curtas a concurso, entre animação, ficção, experimental e documentário. Segundo a organização do evento, “os filmes foram escolhidos entre as 1270 inscrições recebidas, provenientes de 70 países e exclusivamente de jovens realizadores até aos 35 anos, ou primeira obras”. Em disputa, neste segmento, estão o Grande Prémio Cidade do Fundão, o Prémio do Júri Heineken, o Prémio Páginas Amarelas Jovem Realizador Europeu e o Prémio Melhor Filme Não Ficção.
Já no que diz respeito à Competição Under 25, a mais jovem do IMAGO “há espaço para todos os formatos vídeo, muita imaginação, baixos orçamentos e realizadores até aos 25 anos”, sublinham os organizadores. Para a edição deste ano estão seleccionadas 21 curtas-metragens, escolhidas entre 449, que disputam o Prémio Internacional Cânon e o Prémio Nacional Caixa Geral de Depósitos. Na última secção a concurso, a Competição Onda Curta/RTP2 vão estar em jogo filmes que depois serão projectados no canal do Estado.
Nos diversos júris das competições estão figuras de renome ligadas ao mundo do cinema, audiovisual e produção. Estes são responsáveis pela atribuição “de mais de 10 mil euros em prémios”, lembram os promotores do IMAGO. Assim, na competição oficial vão estar Julien Temple e Vincent Moon, ambos realizadores e naturais do Reino Unido; Tiago Gomes, escritor-performer, português; Ana Margarida de Carvalho, jornalista da revista “Visão”, portuguesa e o realizador espanhol Santi G. Aguado.
No júri “Under 25” vão estar Luísa Sequeira, jornalista da revista “Fotograma”, Nuno Gonçalves, músico e ainda o designer Azar Kazimir. Já o júri “Onda Curta/RTP2”, será composto por João Garção Borges, programador; Carlos Ruiz, professor e produtor e Ricardo Duarte, jornalista do “Jornal de Letras”.


As competições do IMAGO vão decorrer em três áreas
As competições do IMAGO vão decorrer em três áreas


Data de publicação: 2008-09-23 00:07:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior