Voltar à Página da edicao n. 451 de 2008-09-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 451 de 2008-09-16   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
As casas ilegais situam-se junto à Pousada da Juventude das Penhas

Plano de Ordenamento continua a dar que falar

Os proprietários de algumas casas nas Penhas da Saúde estiveram reunidos na UBI para debater o futuro dos seus imóveis. Numa discussão pública, a autarquia covilhanense não esteve representada.

> Eduardo Alves

Foi uma discussão pública onde uma das partes mais interessadas não esteve presente. O auditório amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde acolheu um debate, de carácter público, sobre o futuro de grande parte das casas construídas nas Penhas da Saúde.
A Câmara da Covilhã, que não esteve representada na iniciativa, pediu em 2006, ao arquitecto Caldeira Cabral, a concretização de um Plano de Urbanização das Penhas da Saúde. Um documento que parece ter já sido apresentado aos 14 parceiros, entre os quais, o Parque Natural da Serra da Estrela, para que possa ser aprovado e implementado.
Durante mais de quatro horas, a comissão de moradores e alguns proprietários manifestaram-se contra a posição relevada pelos técnicos do PNSE que ia no sentido de demolir as habitações que se encontram ilegais. Foi num cenário de fortes críticas aos representantes do PNSE, que Osório Gonçalves, presidente da Comissão Técnica de Acompanhamento do Plano de Ordenamento, sugeriu aos proprietários das casas para se dirigirem à autarquia e pedirem uma cópia do documento. Este técnico deixou no ar a forte possibilidade dos proprietários mudarem de opinião quando analisarem devidamente o plano de urbanização proposto pela autarquia covilhanense.


As casas ilegais situam-se junto à Pousada da Juventude das Penhas
As casas ilegais situam-se junto à Pousada da Juventude das Penhas


Data de publicação: 2008-09-16 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior