Voltar à Página da edicao n. 448 de 2008-08-26
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 448 de 2008-08-26   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A UBI tem diversos mestrados e doutoramento previstos para o próximo ano

Candidaturas de pós-graduação continuam na UBI

Os Serviços Académicos da Universidade da Beira Interior têm abertas, até dia 1 de Setembro, as candidaturas ao segundo ciclo de estudos (mestrados) e a doutoramentos. Os responsáveis pela instituição esperam agora uma repetição dos bons números do ano passado.

> Eduardo Alves

Depois dos bons resultados alcançados no ano passado no que diz respeito à captação de alunos para as formações de pós-graduação, a UBI continua a postar nos mestrados e doutoramentos.
Para o próximo ano lectivo, as inscrições no segundo ciclo (mestrados) e terceiro ciclo (doutoramento) estão já abertas e decorrem até ao próximo dia 1 de Setembro. Mário Raposo, vice-reitor da instituição de ensino superior covilhanense mostra-se confiante “que os bons resultados se venham a repetir”.
Um dos parâmetros que tem merecido a atenção dos responsáveis “é precisamente esta área de continuação de estudos e de aumento de investigação”. No ano passado, as vagas abertas para os mestrados e doutoramentos na UBI foram largamente preenchidas, e este ano, os responsáveis estão convencidos que “os bons resultados vão-se repetir”. Todavia, “apenas em Setembro saberemos o número efectivo de candidatos e aí se possa fazer um balanço final”, acrescenta o vice-reitor da UBI.
Mário Raposo sublinha o facto da UBI “estar cada vez a ganhar uma sólida posição no panorama nacional das universidade, pela sua qualidade de ensino, mas também pelas mais diversas áreas e projectos de investigação que são desenvolvidos na Covilhã”. Desta feita, o responsável espera que nos próximos anos, “os números de mestrados e doutoramentos na UBI, continuem a aumentar”.
Para este ano, as várias licenciaturas da UBI abrem também vagas para o segundo ciclo de estudos, estando as inscrições a decorrer nos Serviços Académicos da instituição. No que respeita ao segundo ciclo de estudos para formação de professores estão abertas 21 vagas para “Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário”, 21 vagas para “Ensino da Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário”, 21 vagas para “Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo de Ensino Básico e no Ensino Secundário”, 21 vagas para “Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário”, 21 vagas para “Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário” e 21 vagas para “Ensino de Filosofia no Ensino Secundário”.
Já no que respeita aos doutoramentos, a UBI abre 20 vagas para Arquitectura, 25 para Bioquímica, 25 para Biomedicina, 15 para Ciências da Comunicação, 20 para Ciências do Desporto, 20 para Economia, 15 para Educação, 20 para Engenharia Aeronáutica, 20 para Engenharia Civil, 20 para Engenharia da Produção, dez para engenharia do Papel, 15 para Engenharia Electrotécnica e de Computadores, 20 para Engenharia Mecânica, 12 para Engenharia Têxtil, 30 para Engenharia Informática, 15 para Filosofia, 20 para Física, 25 para Gestão, 20 para Informática, 30 para Letras, 20 para Matemática Aplicada e 20 para Matemática, 25 para Medicina, 20 para Psicologia, 25 para Química e 20 para Sociologia.
Todos os possuidores de uma licenciatura podem agora candidatar-se aos vários mestrados e doutoramentos que vão funcionar na UBI. Os resultados das primeiras candidaturas devem ser conhecidos em meados do mês de Setembro, estando previsto o início do período lectivo para o mês de Outubro.


A UBI tem diversos mestrados e doutoramento previstos para o próximo ano
A UBI tem diversos mestrados e doutoramento previstos para o próximo ano


Data de publicação: 2008-08-26 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior