Voltar à Página da edicao n. 447 de 2008-08-19
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 447 de 2008-08-19   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O Ferro acolheu dois festivais de folclore

Ferro capital do folclore

Foram dois os festivais de folclore que o Ferro acolheu. Esta localidade do concelho da Covilhã quer assim tornar-se a “capital” destas festas durante a época de Verão.

> Eduardo Alves

Nos dois passados fins-de-semana de Agosto, o Ferro foi palco para uma mostra alargada de folclore. Estas danças tradicionais portuguesas receberam destacada atenção de várias centenas de espectadores que quiseram ver de perto a actuação de um vasto leque de grupos etnográficos.
O Ferro recebeu assim, na primeira quinzena de Agosto, dois bons festivais de folclore, realizados nos passados dias 9 e 16, que “elevaram a cultura popular e o folclore nacional e promoveram o convívio de cerca 500 folcloristas”, adianta Paulo Tourais, presidente da junta de freguesia. Este ano, o local escolhido para ambos os festivais foi
o Parque de Festas da Freguesia.
No dia 9 foi a vez do Rancho Folclórico “Os Camponeses do Ferro” organizarem e promoverem o seu oitavo Festival de Folclore que decorreu com animação e que teve a participação de cinco ranchos folclóricos. A noite de verão, convidativa, fez reunir imenso público que assistiu à intervenção dos vários grupos, presenteados com lembranças evocativas da sua passagem pela vila e pelo concelho.
No passado sábado, 16 de Agosto, pelas 21 horas, realizou-se o XII Festival Nacional de Folclore do Ferro, organizado pelo Rancho Folclórico da Associação Centro Social Sagrado Coração de Maria do Ferro. Esta décima segunda edição, contou com a participação de outros cinco grupos de folclore nacionais, representativos de diversos estilos e formas de danças e cantares.
Os grupos participantes foram para além do rancho organizador, o Rancho Folclórico da Região de Guístola – Pombal, o Rancho Folclórico “Cravos e Rosas” Santa Maria de UL – Oliveira de Azeméis, o Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa da Malhada Velha e o Rancho Folclórico Juvenil e Infantil de Lardosa.
O rancho folclórico organizador do festival, liderado por Francisco Martins, aproveitou o evento também para homenagear António Brojo Esteves, anterior director cultural
da associação e ex-líder do rancho, pela dedicação que dispensou a este nos últimos nove anos. Também, aproveitou a oportunidade para homenagear um casal, que desde
a fundação do rancho dele fazia parte, e que estando actualmente emigrados, dispuseram dos seus dias de férias para regressar às origens e actuar neste festival.


O Ferro acolheu dois festivais de folclore
O Ferro acolheu dois festivais de folclore


Data de publicação: 2008-08-19 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior