Voltar à Página da edicao n. 447 de 2008-08-19
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 447 de 2008-08-19   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Os castelos medievais estão espalhados por toda a zona de fronteira

As bases da Nação

Os castelos da Beira Interior são hoje uma das principais referências da região. Quer no âmbito histórico, quer turístico, estas edificações ancestrais detêm uma importância vital. Um pouco por toda a zona de fronteira, os castelos da região assumem-se como peças de uma rota de conhecimento obrigatório.

> Eduardo Alves

A paisagem que se avista do cimo do castelo de Sortelha é deslumbrante. Uma edificação centenária dá guarida ao casario que outrora foi importante povoação. Como este, o Urbi mostra-lhe, esta semana, diversas edificações utilizadas nos primórdios da nação, para defender o território.
Edificados em pontos estratégicos, os castelos da Beira Interior começaram por ser relevantes, precisamente num tempo em que o território português era ameaçado por espanhóis e árabes. Durante vários séculos, estas construções foram utilizadas para fins militares e posteriormente como dependências do reino.
Actualmente, muitos destes castelos ainda mantêm as suas principais estruturas. Em diversas vilas e aldeias da zona raiana, como se pode verificar na infografia, existem castelos medievais. Hoje são pontos altos de uma rota turística que está delineada ao longo da fronteira portuguesa.
Os visitantes podem assim ficar a conhecer a história portuguesa de forma realista e ter contacto com este tipo de construção. Muitos destes castelos encontram-se totalmente recuperados e oferecem uma imagem real da vivência numa época de conflitos bélicos. Para além dos castelos, as aldeias históricas que circundam estes marcos dos tempos primitivos portugueses são também motivos para uma visita demorada.


Os castelos medievais estão espalhados por toda a zona de fronteira
Os castelos medievais estão espalhados por toda a zona de fronteira


Data de publicação: 2008-08-19 01:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior