Voltar à Página da edicao n. 445 de 2008-08-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 445 de 2008-08-05   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Osvaldo Castro fez a melhor apresentação numa conferência internacional

Aluno da UBI distinguido em conferência internacional

A primeira participação de Osvaldo Castro, aluno de mestrado em Engenharia Aeronáutica da UBI, numa conferência internacional está já marcada pelo sucesso. O aluno da instituição covilhanense foi distinguido com o prémio de melhor comunicação científica.

> Eduardo Alves

Osvaldo Castro começou as suas apresentações científicas nas Jornadas de Aeronáutica realizadas na Covilhã. Alguns trabalhos de curso e investigações serviram para lhe dar uma experiência nesta área e levá-lo a frequentar um mestrado.
No passado mês de Julho, este aluno da UBI participou numa conferência em Lausanne, Suiça, onde apresentou algumas conclusões da sua tese. A concelho do seu orientador, José Miguel Silva, professor do Departamento de Ciências Aeroespaciais e dos co-orientadores, Tessaleno Devezas, professor do Departamento de Engenharia Electromecânica e Arlindo Silva do IST, de Lisboa, o aluno de mestrado da UBI levou consigo “algumas das peças e amostras do trabalho”. Uma sugestão que “funcionou bastante, até porque os membros da assistência conseguiram ter uma melhor percepção do que estava a tentar transmitir”, garante o aluno.
A comunicação de Osvaldo Castro, intitulada “Optimization of Cork Agglomerates as a Core Material for Sandwich Structures Applications”, foi distinguida com o prémio máximo relativo à melhor comunicação científica apresentada no âmbito da conferência Júnior Euromat 2008, realizada entre os dias 14 e 18 de Julho em Lausanne, Suíça. Esta conferência, patrocinada pela Federation of European Materials Science (FEMS) em colaboração com a European Materials Research Society (EMRS), é um acontecimento que reúne jovens investigadores no domínio da Ciência dos Materiais e Engenharia, adquirindo uma importância crescente a nível internacional desde a sua primeira edição, há nove anos atrás. Na edição deste ano, participaram mais de 200 conferencistas provenientes de diferentes universidades, centros de investigação e empresas de um vasto conjunto de países europeus, americanos e asiáticos.
O aluno da UBI está a desenvolver uma tese de mestrado na qual pretende provar as vantagens da utilização da cortiça na indústria de materiais de aeronáutica. Segundo o docente da UBI, “a cortiça não é um material ainda competitivo. Tem algumas vantagens que podem, se conseguíssemos realçar estas vantagens, torná-la um material de eleição”. A cortiça apresenta excelentes características de isolamento térmico, acústico e vibrático e “é um material, que estamos a provar, ser possuidor de grandes características de resistência ao impacto e ao dano”. Este tipo de material “é óptimo para ser utilizado em componentes que sirvam para utilizar cargas de impacto, como os requisitados para aviões e determinados componentes aeronáuticos”.
José Miguel Silva, docente da UBI e orientar de Osvaldo Castro não hesita em considerar este prémio como “um reflexo da aposta na qualidade de ensino que é ministrado na UBI, sobretudo no Departamento de Ciências Aeroespaciais”. O orientador do aluno lembra que a instituição tem vindo “a fazer um grande esforço para tentar que a investigação desenvolvida no Departamento também passe, em grande medida, pelo trabalho atribuído aos alunos”.
O docente responsável lembra que “as provas de mestrado das Ciências Aeronáuticas estão pensadas para ter algum cariz científico ou desenvolvimento tecnológico e uma componente de aplicação à indústria”. O trabalho que está a ser desenvolvido por Osvaldo Costa “passa também pela colaboração com empresas e instituições, como é por exemplo, a OGMA, o Instituto Superior Técnico, o INETI, o Instituto Politécnico de Tomar e a corticeira Amorim.
“Como consequência deste trabalho, os autores foram contactados por algumas empresas e instituições europeias tendo em vista o possível desenvolvimento da investigação no âmbito de projectos de colaboração com a UBI, esperando-se que tal se venha a concretizar a curto prazo”, sublinha o docente.

> yannickft @ hotmail . com em 2008-08-17 10:43:25
É assim mesmo bro, da-lhes com tudo!!!! assim é que é! Parabens e sucessos!

> egasnhamuchomz @ yahoo . com em 2008-08-19 12:48:33
Mano ARAPONGA, forca ai e sucessos nessa vida. ë de informacoes iguais a estas que gostamos de ouvir dos nossos entes queridos. Parabens e MUITOS sucessos....Nhamucho- Mocambique

> rubisgaspar @ hotmail . com em 2008-08-17 10:43:25
Os meus sinceros parabéns ao meu amigo Osvaldo Castro. De algumas certezas que tenho, uma delas e que, tu tens um grande futuro à tua frente. Força amigo e obrigado por tudo ao longo do curso. Um abraço Rubis Gaspar

> desgui69 @ hotmail . com em 2008-09-02 14:40:30
Yeah mano Forca! Sucessos na carreira. Estou a ver que melhoraste em 500%, te lembras da suspensao por apreciar os labios da Eva (10ªClasse). Abracos Guirino Nhatave Mocambique - Maputo

> lancomeparis2 @ hotmail . com em 2008-08-17 10:43:36
Este sim é o meu amigo de sempre!com muitas capacidades... Fiquei irradiante com o teu prestigio, ser destacado do meio de muitos e bons, de certeza, demonstrou, mais um avez o que realmente vales e o que pretendes fazer valer. Graças ao teu bom orientar estás num bom caminho. Desejo-te toda a força do mundopara continuares a caminhada. beijinhos Lília

> be . tane @ hotmail . com em 2008-08-17 10:43:39
Osvaldo Castro e uma verdadeira inspiracao Assim a vontade de estudar aumentou em mim Forca irmao Eugenio Betane - Moz


Osvaldo Castro fez a melhor apresentação numa conferência internacional
Osvaldo Castro fez a melhor apresentação numa conferência internacional


Data de publicação: 2008-08-05 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior