Voltar à Página da edicao n. 440 de 2008-07-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 440 de 2008-07-01   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

Perfil de Carlos Salema

> Eduardo Alves

A electrónica parece estar-lhe no corpo, tal como a magia das telecomunicações e a esquematização da Engenharia. Carlos Salema recorda-se de gostar destas áreas desde sempre. Terminado o ensino secundário numa escola da capital decidiu-se, de imediato, pelas Engenharias. Ingressa no Instituto Superior Técnico onde se licencia em Engenharia Electrotécnica. Um curso “de seis anos” que o conduziu posteriormente a um doutoramento, “na mesma área”, realizado no Queen Mary College, da Universidade de Londres, em 1972. De regresso a Portugal e ao Técnico, consegue a agregação a este instituto, na área da Engenharia Electrotécnica em Antenas. Actualmente é professor catedrático da instituição lisboeta, no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores.
Actualmente com 65 anos vai continuando a ligar o ensino com o mundo empresarial, “mas já não da forma como gostava”, sublinha. Foi talvez esta estreita parceria que manteve entre o mundo do ensino e o das empresas que o levou a criar o Instituto de Telecomunicações, ao qual preside. Para além disso, o seu trabalho na área de formação base tem sido reconhecido, ao longo dos tempos, por diversos quadrantes académicos, empresariais e sociais, pelo que já foi distinguido, por duas vezes, pelos alunos do IST, como o melhor professor de Engenharia Electrotécnica.
No ano da “Revolução dos Cravos”, pouco depois de ter conseguido o seu doutoramento, Carlos Salema é agraciado com o Prémio Marconi, uma distinção atribuída pelo Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). Desde essa data que a sua ligação a instituições de vulto, nesta área, tem sido uma constante. Salema foi director do Centro de Cálculo do Instituto Superior Técnico, durante dois anos, entre 1983 e 85, foi também presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, entre 1986 e 1989, presidente adjunto para os Assuntos Pedagógicos do Instituto Superior Técnico entre 1993 e 1996, e esteve também ligado à Academia de Engenharia e Academia das Ciências. É membro, desde 1989, da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações e também da Comissão de Acreditação e Qualificação, da Ordem dos Engenheiros. Ainda assim, a sua maior “criação” na área das Engenharias, foi o Instituto de Telecomunicações, o qual dirige há mais de 15 anos.

É fundamental estabelecer as missões da Universidade

Estava na altura das universidades terem estatutos adaptados ao tempo






Data de publicação: 2008-07-01 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior