Voltar à Página da edicao n. 438 de 2008-06-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Infografia

> João Canavilhas

A infografia multimédia interactiva pode ser definida como um elemento informativo que facilita a compreensão de acontecimentos, dados ou artefactos através da integração de elementos icónicos e tipográficos numa unidade coerente e navegável pelos usuários.

Este tipo de infografia é o único género jornalístico criado pelo webjornalismo e merecia ser mais explorado pelas publicações online, mas não é isso que acontece. São poucos os jornais que integram infografias nas suas edições online e quando as utilizam ficam muito aquém das potencialidades deste género.

Em parte, a fraca utilização da infografia deve-se à falta de recursos humanos preparados para produzir este tipo de conteúdos. Justamente por isso, na adaptação dos cursos de Design Multimédia e de Ciências da Comunicação a Bolonha, foi introduzida a disciplina de Infografia Multimédia para Jornalistas. O plano era colocar jornalistas e designers a trabalhar em conjunto num tipo de conteúdo que começa a ter uma grande procura, e com isso abrir novas oportunidades de emprego para os licenciados da UBI. Ainda é cedo para se perceber se aposta foi bem sucedida em termos de emprego, mas no campo da produção os resultados começam a surgir.

Para mostrar o que de melhor se faz nesta disciplina, a partir de hoje publicamos infografias produzidas pelos alunos de Design Multimédia. Os objectivos são enriquecer o conteúdo do jornal, mas também tornar público o trabalho realizado pelos alunos no âmbito da disciplina de Infografia Multimédia para Jornalistas.

Mais do que os diplomas recebidos em conferências, os empregadores querem ver o trabalho desenvolvido pelos licenciados durante o seu percurso académico. As infografias que agora publicamos, tal como as notícias publicadas ao longo do ano, são a resposta ao interesse dos empregadores e uma prova viva da qualidade dos nossos estudantes.

 

Ver Infografia


Data de publicação: 2008-06-17 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior