Voltar à Página da edicao n. 437 de 2008-06-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A UBI acolheu a apresentação final dos projectos de empreendedorismo

Empreendedorismo “mexe” com a UBI

Terminou mais uma edição do curso de empreendedorismo de base tecnológica. Uma acção promovida pela Universidade da beira Interior, Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra, que pretende agora estender-se a Espanha.

> Eduardo Alves

Está já na fase da pré-instalação a “StarEnergy”. Uma empresa que vai trabalhar na área da engenharia e de serviços energéticos e que se propõe fazer uma integração de diversas tecnologias de base e criar valor para o cliente ao nível da redução dos custos energéticos. Uma ideia de negócio “que estava já a amadurecer há cerca de meio ano, mas que com este curso de empreendedorismo começou a dar os primeiros passos e a iniciar o projecto”, explica Hélio Fazendeiro, um dos quatro sócios desta futura empresa.
Quatro jovens da Covilhã, com formações académicas distintas, formaram uma das 15 equipas presentes na quarta edição do curso de empreendedorismo, e passaram das palavras aos actos. O projecto ganhou vida entre as várias sessões do curso, de tal forma que agora “estamos já a trabalhar ao nível do plano de negócios e a tentar encontrar investidores”.
O sector dos serviços energéticos “é um sector emergente e aquilo que nós propomos é um acompanhamento personalizado de todo o processo, desde o dimensionamento e instalação do projecto, até tratar dos benefícios fiscais do cliente, procurar linhas de apoio e financiamento para este e fazer toda a parte de instalação e manutenção técnica, mas também monitorizamos os resultados”.
De entre os vários produtos inovadores que a StarEnergy propõe, destaque para os contratos de performance energética “em que assumimos a responsabilidade de reduzir o custo efectivo do cliente porque a nossa remuneração será feita como uma percentagem dessa poupança”.
Este é apenas um dos muitos exemplos de ideias de negócios e de futuras empresas criados durante esta formação. São já quatro as edições do curso de empreendedorismo de base tecnológica que a UBI promove em parceira com Aveiro e Coimbra. Durante estes quatro anos, cerca de 400 alunos integraram esta iniciativa que visa promover a criação de empresas e o aparecimento de novas ideias, sobretudo entre investigadores e estudantes universitários.
O sucesso da iniciativa foi assinalado pelos responsáveis das três entidades, os quais esperam agora levar esta formação para além fronteiras. Mário Raposo, vice-reitor da UBI, e um dos responsáveis pela criação do curso sublinha que “no próximo prevemos continuar com os números de sucesso em Portugal e vamos também alargá-lo à vizinha Espanha”. Este responsável destaca ainda algumas novidades que forma sendo introduzidas no plano de formação “nomeadamente ao nível das equipas e da forma como estas trabalham”, o que “ajudou a melhorar o curso”.
Para além deste facto, Raposo lembra que a UBI se coloca numa posição privilegiada, até porque “temos a sorte de contar aqui com um espaço de incubação como é o Parkurbis, e onde a maior parte das empresas que actualmente estão nesse parque de ciência e tecnologia pertencem a antigos alunos da universidade ou a professores”. O vice-reitor da UBI lembra que o papel das universidades “para além de produzir um ensino de excelência, uma investigação de excelência e transferir conhecimento passa também por contribuir para um desenvolvimento económico do País e da região onde estão inseridas”. Na perspectiva de Raposo, “este é um modo de o conseguir, uma vez que se está a incutir nos estudantes formas e práticas que os levam a criar empresas”. Para já está garantida a continuidade da acção, com as três instituições do ensino superior e liderarem o projecto.


A UBI acolheu a apresentação final dos projectos de empreendedorismo
A UBI acolheu a apresentação final dos projectos de empreendedorismo


Data de publicação: 2008-06-10 00:00:23
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior