Voltar à Página da edicao n. 436 de 2008-06-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O CHCB acolheu mais esta mostra de trabalhos

Arte em exposição no CHCB

O Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) recebeu, até ao dia 1 de Junho, mais uma exposição com as mais variadas peças de arte.

> Joana Pessoa

O CHCB recebeu a segunda exposição de Jorge Cardoso, um artista autodidacta da Gafanha da Nazaré, Ílhavo.
O artista expôs, até ao passado dia 21, uma exposição de miniaturas feitas em xisto e terracota que representavam os jogos tradicionais. Desta vez, a mostra brinda o público com peças variadas, desde telas a objectos de decoração.
Jorge Cardoso considera a sua arte "diferente e única". Utiliza diversos tipos de material e a maior parte dos seus trabalhos contem relevos que transmitem uma realidade tridimensional. “Não gosto de pintar paisagens, pois isso qualquer artista faz. Tento sempre fazer algo diferente e passar para fora da tela realidades que puxem pela imaginação do público”. Na opinião do artista, ninguém vive sem arte pois ela alcança-nos no dia-a-dia sob as diferentes formas em que se exprime.
Mas as telas são apenas uma das suas formas de expressão. Jorge Cardoso dedica-se também ao artesanato, pois acredita que “esta vertente artística está em vias de extinção e isso pode fazer com que a nossa cultura entre em decadência”. No artesanato que faz podem encontrar-se os mais variados objectos: pequenas esculturas inspiradas nas fainas marítimas que tão bem representam as suas origens, objectos decorativos, bijutaria, miniaturas dos mais variados temas, restauração de velhos objectos, pequenos jardins interiores, entre muitos outros. “Utilizo, sempre que possível, recursos naturais e material reciclado. Usando a imaginação, tudo se faz e tudo se aproveita”. Utiliza cores vivas e quentes pois “para cinzenta já basta a nossa vida. Apesar dos problemas que enfrentamos todos os dias, temos de acreditar que tudo vai melhorar e termos a nossa casa decorada com cores alegres e vivas, ajuda muito”.
O átrio de CHCB expôs oito telas de Jorge Cardoso, um candeeiro feito em fibra de vidro, um jardim de interior e algumas peças de decoração, entre as quais se destaca artesanato regional de Aveiro.


O CHCB acolheu mais esta mostra de trabalhos
O CHCB acolheu mais esta mostra de trabalhos


Data de publicação: 2008-06-03 01:09:06
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior