Voltar à Página da edicao n. 436 de 2008-06-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O

Projecto covilhanense no "Pense Indústria"

A Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal (RECET) organizou um evento para entregar os prémios aos participantes do Projecto Pense Industria e Tecnologia.

> Marta Soares

A RECET tem vindo a desenvolver projectos no âmbito da indústria e da tecnologia com a finalidade de promover o interesse dos alunos do 3º ciclo e do secundário a ingressarem em cursos tecnológicos. Para recompensar o empenho dos alunos a RECET organizou um evento de entrega de prémios do concurso “Isto é uma ideia”.
As quatro equipas semi-finalistas tiveram oportunidade de apresentar os seus projectos na presença do Presidente da Confederação da Industria Portuguesa (CIP), Francisco Van Zeller, num evento realizado no dia 19 de Maio, no Centro Cultural de Belém.
O primeiro projecto consistia num sensor que tinha como principal objectivo poupar água, e para tal, o sensor servia de regulador da mesma, pois, apenas mandava água para o banho quando esta estivesse quente, caso contrário mandava essa água fria para o autoclismo. O segundo projecto consistia numa cadeira ergonómica constituída por células piezoeletricas, na qual as células de uma determinada zona se adaptam ao corpo de acordo com o estatuto previamente feito à pessoa que a vai utilizar. Por sua vez, o terceiro projecto era uma cruzeta adaptável a todos os tamanhos, na qual, a parte superior rodava a fim de ajustar o tamanho ideal de qualquer peça de roupa. O último projecto tinha como objectivo primordial diminuir o volume do lixo, e para tal, os alunos fizeram um ecoponto que para além da normal utilidade da separação do lixo, possuía uma gaveta na parte inferior onde o lixo se concentrava e quando essa gaveta estava cheia automaticamente compactava o lixo.
O Ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, esteve presente em todo o evento e premiou o segundo grupo com o prémio de vencedores, sem deixar de referir que todos os projectos eram muito bons e que pelo empenho todos mereciam ganhar.
Sérgio Santos foi convidado para dar o seu testemunho, visto que ingressou num curso tecnológico, na qual está a terminar o quarto nível, segundo conhecimentos do projecto Pense Industria. «Quando frequentava o terceiro ciclo realizou-se uma sessão no Centro Tecnológico das Industrias Têxteis e do Vestuário de Portugal (CITEVE) que me despertou aquele bichinho da curiosidade pela forma como funciona», explica. No entanto, só mais tarde quando frequentava o 12º ano de escolaridade é que tentou saber quais as perspectivas que um curso destes lhe traria na vida futura e arriscou num curso de Manutenção Industrial.


O
O "Pense Industria" contou com um membro da Covilhã


Data de publicação: 2008-06-03 01:05:48
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior