Voltar à Página da edicao n. 436 de 2008-06-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Regiões Digitais

> João Canavilhas

Foi lançado o portal Guarda Digital, uma acção inserida na iniciativa Cidades e Regiões Digitais. Goste-se ou não das opções estéticas, há um ponto em que todos estarão de acordo: quem visitar o portal ficará com uma imagem muito precisa daquilo que é actualmente o distrito da Guarda. Este fabuloso repositório de informação é um bom cartão de visita para a região, mas também uma boa ferramenta para os seus habitantes que brevemente poderão ainda aceder electronicamente a alguns serviços autárquicos. Apesar da visibilidade, este portal representa apenas uma pequena parte do Guarda Digital, um projecto que tem várias linhas de acção relacionadas com o desenvolvimento socio-económico do distrito.

Ao ler a notícia do lançamento do portal Guarda Digital lembrei-me do Beira Baixa Digital, o programa similar que decorreu – ou será que ainda decorre? - no distrito de Castelo Branco e cujo orçamento ultrapassava os 7 milhões de euros . Seria de esperar que pelo menos o portal do projecto estivesse disponível na web, mas uma visita à url revela que o domínio foi perdido. Ao longo de vários anos, a Comissão Técnica do Beira Baixa Digital aprovou vários projectos dos parceiros, mas poucos foram efectivamente materializados, o que levou alguns dos parceiros a abandonarem a entidade promotora da iniciativa.

Prestes a cumprirem-se quatro anos sobre a data da homologação do projecto, seria interessante saber o que foi feito, em que localidades e quanto custaram as iniciativas desenvolvidas ou as infra-estruturas construídas. No fundo, saber se o Beira Baixa Digital foi uma mais-valia para a região ou uma oportunidade perdida.


Data de publicação: 2008-06-03 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior