Voltar à Página da edicao n. 435 de 2008-05-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O evento está a ser promovido pelo Departamento de Letras

Portugal e África juntos na UBI

O Departamento de Letras da UBI promove no próximo dia 4 de Junho o primeiro colóquio internacional sobre as relações culturais entre Portugal e África. Escritores, jornalistas, ensaístas têm já presença confirmada num evento onde a língua é o denominador comum.

> Eduardo Alves

Artur Portela, Manuel Alegre, Germano Almeida, Luis Carlos Patraquim e Inocência Mata são apenas alguns dos nomes de um vasto leque de personalidades que vão participar num evento promovido pelo Departamento de Letras da UBI. “Pontes para o Futuro” é o lema deste primeiro colóquio internacional “que tem um vasto leque de objectivos a atingir”, diz Cristina Vieira. A docente da instituição covilhanense e membro da comissão organizadora deste evento sublinha o carácter multifacetado da acção. A essência desta actividade, que vai contar com várias intervenções de docentes e investigadores e também com uma mesa redonda para debate, passa sobretudo “por mostrar que a lusofonia não é uma coisa homogénea, que existem traços culturais muito próprios dos vários países que integram os Palop’s”. Cristina Vieira sublinha por isso que, “embora a língua seja um factor de união entre Portugal e África, para além de outros aspectos, existe todo um conjunto de traços próprios de cada cultura que devem ser explorados”.
Para este evento, que Cristina Vieira espera ver transformado em bienal, foram convidadas personalidades que durante a sua vida estiveram ligadas a África. Disso é exemplo “o jornalista Artur Portela, que sempre esteve muito ligado a Angola, o escritor e deputado Manuel Alegre e os investigadores Salvato Trigo, da Universidade Fernando Pessoa e Fernando Cristóvão, da Universidade de Lisboa”. Também presentes vão estar “Luís Carlos Patraquim, de Moçambique, Germano Almeida, de Cabo-Verde e Inocência Mata, de São Tomé e Príncipe. Um conjunto “que nos vai permitir criar pontes e espaços de discussão com dois sentidos, não só Portugal a ter em atenção os Palop’s, mas também, os países irmãos a olharem para Portugal”.
O evento vai ter lugar no Anfiteatro Pinto Peixoto, no edifício principal da UBI. A sessão de abertura está marcada para as 10 horas, a que se segue, meia hora mais tarde, a intervenção de Salvato Trigo, intitulada “Da fraternidade das palavras ao grande desafio”, pelas 11 horas falará João Maimona sobre “Criação literária e identidade de uma trajectória” e às 12 horas é a vez de Fernando Cristóvão falar sobre “A África e os negros: alguns temas da poesia Luso-Brasileira”. Os trabalhos prosseguem às 15 horas com a intervenção de Luís Carlos Patraquim, intitulada “Caril de Bacalhau: receita impossível” e às 15.20 é a vez de Germano Almeida falar sobre “Literatura e Identidade”. A mesa redonda com Manuel Alegre, Artur Portela, Germano Almeida, Luis Carlos Patraquim, João Maimona e Inocência Mata está agendada para as 16.30 horas.


O evento está a ser promovido pelo Departamento de Letras
O evento está a ser promovido pelo Departamento de Letras


Data de publicação: 2008-05-27 00:00:23
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior