Voltar à Página da edicao n. 435 de 2008-05-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
As Jornadas de Aeronáutica voltam a contar com um festival aéreo

JAC’08 esta semana na UBI

As Jornadas Aeronáuticas da Covilhã estão de regresso à UBI. Este ano, um dos mais conhecidos eventos da instituição tem lugar entre os dias 29 de Maio e 1 de Junho.

> Eduardo Alves

Já é conhecido o programa das JAC’08. À semelhança dos outros anos, haverá um ciclo de conferências que se realizará entre os dias 29 e 30 de Maio, na Unidade de Ciências da Engenharia, no anfiteatro 8.1. e um festival aéreo realizado no Aeródromo da Covilhã nos dias 31 de Maio e 1 de Junho.
As JAC’08 promovidas pelo Núcleo de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior – AeroUBI, são um evento dedicado à realização de conferências temáticas no domínio aeroespacial e um festival aéreo realizados em directa colaboração com o Departamento de Ciências Aeroespaciais da UBI, contando este ano com a participação especial do presidente da empresa aeronáutica ALEIA, Jean Quiquempoix.
A distribuição diária e temática das conferências estará orientada, essencialmente, para duas áreas, designadamente: “Investigação e Desenvolvimento em Ciências Aeroespaciais” e “Indústria e Serviços do Sector Aeronáutico”.
Nos dias 31 Maio e 1 de Junho, e a exemplo dos anos anteriores, o AeroUbi promoverá a realização de um festival aéreo no aeródromo da Covilhã, estimando-se uma elevada participação por parte de empresas aeronáuticas, aeroclubes e outras entidades que operam no sector aeronáutico nacional. Para além da exibição de acrobacias aéreas e demonstração de desempenho de algumas aeronaves, este evento possibilitará a realização de baptismos de voo, voos em simulador e a observação de diversas aeronaves em exposição estática. Paralelamente, decorrerão diversas demonstrações na área do aeromodelismo.
A realização destas jornadas tem vindo a acontecer ininterruptamente desde 1996, assumindo-se como um marco referencial no panorama da actividade aeronáutica regional, e mesmo nacional. As edições anteriores das JAC contaram com a presença de um significativo número de entidades e/ou empresas com destacada relevância no sector aeronáutico nacional e internacional, o que permitiu elevar o nível qualitativo dos temas abordados e apoiar o crescente número de participantes nas suas actividades profissionais e académicas. De entre o vasto número de entidades que participaram nas edições anteriores, destacam-se, a nível nacional: OGMA, S.A., TAP AirPortugal e TAP Manutenção e Engenharia, Portugália, INAC, ANA, IST, DynAero, Deimos, entre outros. No plano internacional, as JAC receberam a participação de representantes de algumas das mais importantes empresas mundiais no domínio aeroespacial, designadamente: Airbus, Rolls-Royce, Embraer e ESA, entre outras.


As Jornadas de Aeronáutica voltam a contar com um festival aéreo
As Jornadas de Aeronáutica voltam a contar com um festival aéreo


Data de publicação: 2008-05-27 00:02:23
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior