Voltar à Página da edicao n. 435 de 2008-05-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O concept car da UBI participou em mais uma Eco Marathon

UBI volta a estar na Eco Marathon

A instituição covilhanense voltou a marcar presença na mítica “Shell Eco Marathon”. Este ano, a UBI levou até ao circuito de Nogaro um carro totalmente novo. Um “concept car” produzido na Covilhã que está ainda a dar os primeiros passos. Docentes e alunos já planeiam a prova de 2009.

> Eduardo Alves

O “CC UBI – 08”, nome de código do automóvel construído por dois alunos de Engenharia Mecânica da UBI para participar na Shell Eco Marathon, não teve os resultados esperados. Jorge Carvalho e Bruno Caldeira explicam que existiram “alguns contratempos com o veículo e ajustes de última hora” que levaram a que este “concept car” apenas tivesse participado numa das etapas da prova.
Este ano, a UBI decidiu participar no desafio que a Shell promove com um carro “totalmente diferente”. Ao contrário dos anos anteriores em que a instituição participou com um protótipo, “este ano foi um modelo de um carro urbano, totalmente diferente”. Este “CC UBI” é um veículo de quatro rodas, com dimensões mínimas obrigatórias e outro tipo de finalidade. “A própria prova é diferente, uma vez que o objectivo já não passa só por ver qual o carro que consome menos e por isso existem já paragens e o próprio arranque é feito para todos os veículos”, explica Paulo Fael.
O carro foi terminado “sem termos tempo para grandes testes e quando se entra nesta categoria, todos os veículos têm de ser inspeccionados antes de entrar em pista”, esclarece o docente da UBI que apoiou todo o projecto. Na manhã do primeiro dia, “fizemos essa inspecção e a organização apontou algumas deficiências que tivemos de corrigir”. Já com estas anomalias corrigidas no local, o carro da UBI foi “impedido” de participar na prova por atrasos da organização. O “CC UBI” só veio a entrar em pista no segundo dia da corrida, mas depois de algumas voltas promissoras, “o depósito de combustível caiu, o que nos obrigou a parar mais uma vez”. Depois deste incidente, o veículo já não regressou mais à pista.
Este carro “levou muitas horas de trabalho”, adianta Bruno Caldeira, um dos alunos que produziu o veículo. Este carro vai agora ser analisado e melhorado naquilo que for possível, garante os responsáveis. A aposta neste tipo de prova em detrimento dos protótipos deve-se ao facto “deste ser um conceito que se aplica mais ao dia a dia”, garante Jorge Carvalho, o outro autor do projecto.
Ainda assim, Paulo Fael traça um resultado positivo deste evento. Até porque, segundo o docente, “o mais importante é a UBI marcar a sua posição, uma vez que temos aqui um curso de engenharia mecânica e outro de engenharia electromecânica, ambos virados para o automóvel, acho que é sempre bom marcar uma presença e participar”. Os responsáveis estão agora já a pensar na participação do próximo, no circuito de Hockenheim.


O concept car da UBI participou em mais uma Eco Marathon
O concept car da UBI participou em mais uma Eco Marathon


Data de publicação: 2008-05-27 00:05:23
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior