Voltar à Página da edicao n. 434 de 2008-05-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O edifício das engenharias foi palco destes eventos

Arquitectura em destaque

Com o objectivo de dar a conhecer o que de melhor se faz na área arquitectónica, o Núcleo de Estudantes de Arquitectura da UBI promoveu um conjunto de diversas palestras e workshops, trazendo até à cidade da Covilhã nomes de referência do panorama da arquitectura nacional.

> Jaime Laranjo

O ciclo de conferências decorreu de 6 a 8 de Maio no Auditório 8.1. da Universidade da Beira Interior, e no último dia do evento, o reitor Manuel Santos Silva aproveitou para felicitar o NAUBI pelo lançamento da sua revista, considerando ser “uma forma de promover a internacionalização”.
Vítor Cavaleiro, presidente da Unidades de Ciências da Engenharia, mostrou o seu agrado em ver finalmente o mestrado integrado no curso de arquitectura. O docente Ferreira Gomes congratulou João Rey, presidente do NAUBI pelo “trabalho brilhante que tem vindo a desenvolver nos últimos meses”, e elogiou a capacidade de trabalho do curso, por organizar as segundas jornadas no mesmo ano lectivo.
Outro dos convidados na sessão era José Afonso, representante da Ordem dos Arquitectos e que vincou o quão errado é o conflito entre engenheiros e arquitectos, afirmando mesmo que “não há boa arquitectura sem boa engenharia, sendo indispensável haver cooperação entre ambos, para criar funcionalidade”. O orador sublinhou ainda que neste momento no Interior há “mais força e produz-se mais conhecimento” do que no Litoral dentro do campo da arquitectura. O último dos participantes a intervir foi o director do curso de arquitectura, o professor Barros Gomes, que muito brevemente deu os parabéns ao núcleo e reiterou a ideia de que “os professores de arquitectura são bons profissionais”.
O presidente do NAUBI, João Rey referiu que a revista “é um sonho criado pela direcção e serve como um grito para outras faculdades”. O querer estar entre as melhores faculdades é um dos motivos pelo qual o núcleo tem lutado, sublinhou o aluno. “Este curso tem tudo para ser o melhor do País, e tanto a engenharia como a arquitectura têm de cooperar, no entanto não podemos esquecer que a arquitectura é para arquitectos, e que há engenheiros sem qualquer formação académica a praticar arquitectura”, terminou. A sessão prosseguiu com a apresentação de trabalhos por parte dos alunos, tendo o seu término logo de seguida.

> asus72 @ hotmail . com em 2008-05-22 18:45:17
arquitectura é para arquitectos, e que há engenheiros sem qualquer formação académica a praticar arquitectura”, terminou... CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS


O edifício das engenharias foi palco destes eventos
O edifício das engenharias foi palco destes eventos


Data de publicação: 2008-05-20 00:02:23
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior