Voltar à Página da edicao n. 434 de 2008-05-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A flor do lótus tem sido uma das mais estudadas pela Biónica

Efeito Lótus

As especificidades da flor do lótus fazem desta planta um organismo capaz de repelir a água e a sujidade das suas folhas. Isto graças a um conjunto de nódulos que não deixam a água aderir à superfície.

> Eduardo Alves

Há já vários anos que diversas equipas de cientistas tentam desvendar o segredo por detrás da flor do lótus. Isto porque, esta planta tem a capacidade de repelir as gotas de água, de poeiras e de sujidade que entram em contacto com as suas folhas.
Depois de vários estudos a esta planta, descobriu-se que esta é formada por um conjunto de minúsculos nódulos que não permitem que os líquidos consigam ficar em contacto com a superfície. Os estudos biónicos, tentam então compreender de que forma a planta consegue todos estes feitos, para que possam adaptar este mesmo sistema às mais variadas utilizações quotidianas. Este tipo de pesquisa ganha importância sobretudo na área dos têxteis, onde se começaram já a adaptar alguns dos resultados dos trabalhos “biónicos” na impermeabilização de tecidos. Muitos são os que atestam que poderá estar aqui o segredo de tecidos completamente repelentes à água, mas também à sujidade e ao desgaste.

[Voltar]


A flor do lótus tem sido uma das mais estudadas pela Biónica
A flor do lótus tem sido uma das mais estudadas pela Biónica


Data de publicação: 2008-05-20 10:37:23
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior