Voltar à Página da edicao n. 434 de 2008-05-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Para quando o reconhecimento?

> João Canavilhas

Na edição de hoje destacamos mais um prémio ganho por um licenciado da UBI, desta vez num dos maiores festivais de cinema universitário. Tito Fernandes, ex-aluno de Cinema, venceu o prémio para melhor realização com o seu filme “Indiferente”.
É mais um a juntar aos muitos prémios ganhos por estudantes de Cinema, Design Multimédia, Design de Moda, Design Industrial, Engenharia Civil e Engenharia Informática, só para referir os galardões recebidos nos últimos cinco anos. Tudo isto numa universidade onde o financiamento estatal por aluno é o mais baixo das universidades portugueses.
Como referiu o Reitor na cerimónia do dia 30 de Abril, a UBI está a ser discriminada pela negativa, quando o normal para uma universidade do Interior seria uma discriminação positiva. A universidade apostou na qualificação dos seus docentes e investiu em equipamentos para dar condições de trabalho a professores e alunos. Os prémios ganhos confirmam o bom trabalho aqui desenvolvido, mas falta o reconhecimento do ministério da tutela, transferindo para a UBI aquilo a que a instituição tem direito por mérito próprio.

Rampa ON
Realizou-se este fim-de-semana mais uma edição da Rampa Serra da Estrela. Depois de um longo interregno e um regresso pela porta pequena, nos últimos três anos a competição conseguiu recuperar o prestígio de outros tempos graças ao empenho da Região de Turismo da Serra da Estrela. A prova tornou-se numa referência, como referiram mais uma vez os pilotos, graças à organização, ao traçado e ao comportamento do público. Talvez seja tempo do serviço público de televisão recuperar o que fazia nos tempos da Falperra: transmitir a competição em directo.

INATEL OFF
Este ano não há Festival de Cinema Europeu da INATEL porque um vice-presidente da instituição entendeu não homologar a verba. A região fica assim impossibilitada de ver o que de melhor se faz na 7ª arte por essa Europa fora.
O organizador local diz que o Festival volta no próximo ano com mais força, mas apesar da boa vontade e empenho, todos sabem que a sua realização dependerá novamente de uma homologação em Lisboa. Suspenso em 2006 e em 2008, o Festival pode estar prestes a acabar, o que é uma má notícia para os cinéfilos da região.


Data de publicação: 2008-05-20 09:15:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior