Voltar à Página da edicao n. 434 de 2008-05-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A mostra esteve patente no CHCB

Jogos tradicionais em exposição no hospital

O átrio principal do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) recebe uma exposição que representa, em miniatura, os jogos populares característicos de várias regiões de Portugal.

> Joana Pessoa

O Centro Hospitalar Cova da Beira acolhe mais uma exposição no átrio principal, desta vez para mostrar a arte de Jorge Cardoso, que permanecerá até hoje dia 20 de Maio.
Jorge Cardoso é natural e residente na Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo. Tem 26 anos e embora tivesse abandonado os estudos por alguns anos, decidiu voltar a estudar e está de momento a tirar um curso de Topografia, em Aveiro. É um artista autodidacta e nunca teve qualquer formação aprofundada no domínio da arte.
O seu sonho é um dia poder viver apenas da sua arte, mas tem consciência que nos dias de hoje isso é difícil. “Todos os dias trabalho um pouco naquilo que mais prazer me dá e que me alimenta a alma. Sei que tenho de lutar para um dia ter uma vida estável e, infelizmente, não será com a arte que o vou alcançar. Mas nunca deixarei de fazer os meus trabalhos pois, embora não sejam estes que me ajudam a subsistir, são os que me dão força para o conseguir”, refere o artista.
As recordações da sua infância, a constatação de que as crianças cada vez interagem menos umas com as outras e as palavras imortalizadas do seu avô, levaram à criação de um conjunto de miniaturas que representam os jogos tradicionais. “O computador, embora útil na nossa vida, rouba a infância às crianças e é inegável o quão isso é prejudicial na sua vida social. O objectivo desta exposição, intitulada Brincar noutros tempos, é mostrar aos miúdos que as brincadeiras de rua são um privilégio do qual eles não devem abdicar”, sublinha. Para esta primeira exposição, Jorge Cardoso brinda o público com recordações antigas numa representação em miniatura das brincadeiras que tendem a desaparecer.
Sobre uma base em ardósia ou xisto, curiosamente recolhidas na Serra da Estrela, as miniaturas são feitas em terracota e ornamentadas com tudo aquilo que é preciso para que o jogo que representam seja o mais perfeito possível.
Jorge Cardoso não pode estar presente na inauguração por motivos profissionais, mas assim que lhe for possível regressará à Covilhã.


A mostra esteve patente no CHCB
A mostra esteve patente no CHCB


Data de publicação: 2008-05-20 01:21:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior