Voltar à Página da edicao n. 434 de 2008-05-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Ana Leonor Santos foi a docente convidada para esta palestra

A ciência e os seus limites éticos

Ana Leonor Santos, docente na UBI, lançou as questões e respondeu às perguntas curiosas dos alunos da Escola Quinta da Palmeiras.

> Igor Gonçalves

“Ciência: Sonhos, pesadelos, fantasmas e ameaças” foi o tema da conferência realizada na Escola Secundária nº3 - Quinta das Palmeiras, no passado dia 7 de Maio. A oradora foi a docente na UBI, Ana Leonor Santos. O público-alvo era toda a comunidade escolar e os presentes mostraram uma grande curiosidade nos temas propostos.
A docente começou por sugerir temas importantes no domínio da ética enunciando vários autores. Entre Hans Jonas e António Damásio, a conquista do mundo e a morte do Homem, foram o mote para a apresentação de duas faces contrárias da questão, os nossos medos e os nossos maiores desejos. No final houve ainda tempo para a leitura de uma passagem da Antígona, de Sófocles, ao som da 7ª sinfonia de Bethoven. “A música não foi escolhida por acaso”, disse a docente explicando que esta música ia ganhando força à medida que avançava, e era isso que ela pretendia, como o Homem ao chegar a um lugar desconhecido. A maior parte da sessão foi dedicada ao debate.
A adesão foi grande e os alunos tinham curiosidade em ver algumas das suas questões respondidas. A crise da concepção da ciência – o Homem querer conhecer, Ciência vs Ética e a perfeição foram alguns dos temas abordados.


Ana Leonor Santos foi a docente convidada para esta palestra
Ana Leonor Santos foi a docente convidada para esta palestra


Data de publicação: 2008-05-20 01:23:03
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior