Voltar à Página da edicao n. 434 de 2008-05-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Os primeiros apoios governamentais chegam à Comurbeiras

Comurbeiras ganha 60 milhões

A Comunidade Urbana das Beiras (Comurbeiras) vai receber 60 milhões de euros do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), disse na passada semana, Carlos Pinto, presidente daquela instituição intermunicipal.

> Notícias da Covilhã

Segundo o autarca, que preside à Câmara da Covilhã, o Governo já confirmou a atribuição da verba e este é o primeiro de um conjunto de pacotes financeiros que a Comunidade deverá receber durante a vigência do QREN.
Os 60 milhões de euros vão apoiar investimentos a seleccionar de entre 500 projectos no valor de mil milhões de euros, listados pelos 12 municípios da Comurbeiras no plano estratégico da Comunidade, apresentado em 2007. “Agora chegou a hora de definirmos os projectos que vão ser seleccionados para a versão definitiva do plano estratégico”, adianta Carlos Pinto. “Já estamos a fazer esse trabalho com cada Câmara”, diz.
O autarca recusa-se a destacar qualquer obra, considerando que “são todas emblemáticas". "O que importa constatar é o resultado global: que a Comurbeiras conseguiu captar um total de 60 milhões de euros de investimento”, realça Carlos Pinto.
“A atribuição deste pacote financeiro é uma grande notícia. É o reconhecimento de que tínhamos razão quanto à necessidade da existência de uma estrutura intermunicipal”, sublinha. “Independentemente da autonomia de cada município, estamos falar de um pacote financeiro que não viria para a região sem que fosse criada a comunidade”, diz ainda Carlos Pinto, o autarca que mais se bateu pela constituição da Comurbeiras.
Entre os investimentos apresentados no Plano Estratégico da Comurbeiras em 2007 estão a criação de um pólo de competitividade agro-industrial, plataformas logísticas, um aeroporto da Beira Interior e diversas acessibilidades.
O reforço do turismo na Serra da Estrela, Foz Côa, Douro e rede de Aldeias Históricas constitui outro dos capítulos do plano.
A Comunidade Urbanas das Beiras é constituída pelos nove municípios da NUT Beira Interior Norte: Almeida, Sabugal, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Trancoso, Meda, Celorico da Beira, Manteigas e Guarda.
Fazem também parte dois dos três municípios da NUT Cova da Beira: Covilhã e Belmonte. O terceiro, o concelho do Fundão, associou-se também à elaboração do Plano Estratégico, mas ainda não formalizou a adesão à Comurbeiras.


Os primeiros apoios governamentais chegam à Comurbeiras
Os primeiros apoios governamentais chegam à Comurbeiras


Data de publicação: 2008-05-20 01:22:29
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior