Voltar à Página da edicao n. 433 de 2008-05-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Luís Fernandes, presidente da AAUBI, representou a Beira Interior, neste encontro

Presidente da AAUBI com Cavaco Silva

A preocupação de Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República, com o afastamento dos jovens da política levou vários dirigentes de organismos juvenis e estudantis ao Palácio de Belém.

> Luis Coelho

Preocupado com o afastamento dos jovens da política o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, reuniu-se na passada segunda-feira, 12 de Maio, com 30 dirigentes de Associações de Juventude. A representar a Beira Interior esteve o presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), Luís Fernandes.
A reunião iniciou-se com a intervenção do professor da Universidade Católica responsável pelo estudo “os Jovens e a Política”, Pedro Magalhães. Após o almoço com Cavaco Silva, os jovens reuniram-se em grupos de trabalho temáticos, onde se analisou a relação dos jovens com a política local, nacional e europeia. Já em plenário os jovens submeteram os textos que redigiram a uma discussão colectiva. Seguindo-se uma intervenção final do Presidente da República.
Para Luís Fernandes “existe alguma confusão por parte do senso comum no entendimento da palavra “política”. Para se fazer política não é necessário fazer-se parte da tradicional forma em que se apresenta a política. Todos nós quando actuamos quer em trabalho associativo, partidário ou voluntariado fazemos política”.
O presidente da AAUBI saliente que “a dificuldade em encontrar o primeiro emprego, o aumento do trabalho precário e a falta de dinâmica da sociedade, fazem com que a nossa sociedade não evolua e crie um sentimento de alerta e preocupação nos nossos jovens”. Contudo, Luís Fernandes pensa que “essas dificuldades deveriam aproximar os jovens do trabalho associativo, voluntario e partidário porque estas áreas serão sempre uma área útil como forma de desenvolvimento de carácter”.


Luís Fernandes, presidente da AAUBI, representou a Beira Interior, neste encontro
Luís Fernandes, presidente da AAUBI, representou a Beira Interior, neste encontro


Data de publicação: 2008-05-13 00:06:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior