Voltar à Página da edicao n. 433 de 2008-05-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Três docentes da UBI falaram sobre imigração e minorias na Escola das Palmeiras

Docentes da UBI em conferência sobre Imigração e Minorias

A Escola Secundária Quinta das Palmeiras acolheu mais uma conferência no seu auditório. Este encontro teve como tema central «Perplexidades actuais em torno da Emigração Imigração, das Minorias, das Identidades e do Multiculturalismo ». Para debater esta questão, a Secundária da Quinta das Palmeiras convidou três docentes da Universidade da Beira Interior: André Barata , José Maria Silva Rosa e José Ricardo Carvalheiro.

> Eduardo Alves

A intervenção de André Barata centrou-se na figura da mulher que vê o seu marido partir em busca de um trabalho que ofereça melhores condições de vida. “Contudo, a mulher vê-se obrigada a cuidar da casa e do filho sozinha. Apesar de ser auxiliada pelo marido, que envia todos os meses dinheiro para casa, esta vive constantemente atormentada com o facto de este poder ter um acidente grave no trabalho e daqui poder resultar a sua morte”.
Segundo o docente da UBI, podemos constatar que “esta situação tem-se verificado muito ao longo dos tempos, pois as pessoas muitas vezes estão dispostas a correr riscos em prol das suas famílias e da sua estabilidade” referiu. Alertou ainda para o facto de todas estas contrariedades constituírem um conjunto de perplexidades em torno do ”fenómeno” da Emigração/ Imigração, que envolve diversas entidades em torno do multiculturalismo.O segundo orador desta conferência, José Ricardo Carvalheiro, apresentou uma reflexão sobre as identidades sociais nas gerações de filhos de emigrantes, apoiando-se especificamente nos casos de descendentes de Portugueses em França e dos descendentes de cabo–verdianos em Portugal .
A ligação que este fez com o tema da conferência “ O Órfão, o Estrangeiro e a Viúva “, foi a da figura do “outro”, neste caso a situação específica do outro ligado aos movimentos migratórios. Os pontos essenciais da sua intervenção estiveram relacionados com o questionar de quem é o “outro” e de como ele é definido.
Segundo José Ricardo Carvalheiro “os filhos dos emigrantes tendem a mostrar que os indivíduos são multifacetados e dinâmicos nas suas auto–identidades e filiações colectivas. Podem sentir-se Portugueses e só falar Francês, conforme os lugares e situações”.
Acima de tudo, as identidades de emigrantes dependem muito da relação que têm com as maiorias nacionais e com a forma como os vêem, nas relações pessoais, mas também através dos órgãos de comunicação social.
O último conferencista, o Professor José Rosa, apresentou uma comunicação intitulada «Dignidade e Reconhecimento», na medida em que a categoria do reconhecimento é uma das noções centrais no actual debate em torno dos direitos humanos. José Rosa fez então uma rápida incursão pela modernidade, para mostrar como a ideia de “Reconhecimento”, central em muitos pensadores actuais, veio a ganhar uma centralidade política e cultural cada vez maior.


Três docentes da UBI falaram sobre imigração e minorias na Escola das Palmeiras
Três docentes da UBI falaram sobre imigração e minorias na Escola das Palmeiras


Data de publicação: 2008-05-13 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior