Voltar à Página da edicao n. 433 de 2008-05-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O Jardim do Lago acolhe o evento

Jardim do Lago acolhe rastreio cardiovascular

A Associação dos Hipertensos de Portugal (AHP) realiza amanhã, dia 14 de Maio, quarta-feira, uma Avaliação do Risco Cardiovascular Global no Jardim do Lago, na Covilhã.

> Eduardo Alves

Esta iniciativa integra-se na Campanha “Atenção à Sua Tensão”, que consiste num conjunto de acções de Avaliação do Risco Cardiovascular Global em dezoito cidades do país. Realizada por médicos e enfermeiros da AHP, esta avaliação é dirigida a hipertensos e a qualquer cidadão que pretenda ser avaliado. O Jardim do Lago acolhe o evento, amanhã, 14 de Maio, entre as 10 e as 18 horas.
A Hipertensão Arterial, quando não controlada, é o principal factor de risco para os acidentes vasculares cerebrais, que são a primeira causa de morte em Portugal.
Estima-se que 42 por cento dos portugueses sejam hipertensos, ou seja, cerca de três milhões de indivíduos. Contudo, cerca de metade desconhecem que o são. Daí que um dos objectivos da AHP seja que todos os portugueses adultos saibam os valores da sua pressão arterial tal como sabem o seu nome, morada, nº do bilhete de identidade e contribuinte. No universo dos doentes que já sabem ser hipertensos, apenas 39 por cento fazem tratamento e só 11 por cento estão controlados.
O circuito de avaliação inclui duas avaliações da Pressão Arterial (no início e no fim), a medição da glicemia, do colesterol total, do perímetro abdominal, do Índice de Massa Corporal e, para os fumadores, o smoker test. Em todo o circuito, os doentes são acompanhados e informados acerca destas patologias por alunos de medicina e enfermagem, o que torna esta acção num momento de avaliação mas também de formação para os doentes hipertensos.
No final, determina-se o Risco Cardiovascular Global, sendo o avaliado informado e aconselhado acerca dos vários factores de risco cardiovasculares, com ênfase para a Hipertensão Arterial e ainda de alterações do estilo de vida, de modo a tornar-se mais saudável.
A informação dos valores obtidos será entregue aos avaliados para que possam apresentar ao seu médico assistente. A Associação de Hipertensos de Portugal irá, também, convidar todos os hipertensos a tornarem-se associados, a fim de beneficiarem das vantagens disponíveis.


O Jardim do Lago acolhe o evento
O Jardim do Lago acolhe o evento


Data de publicação: 2008-05-13 00:06:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior