Voltar à Página da edicao n. 433 de 2008-05-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

“Fiquei impressionado com o crescimento da UBI”

O discurso militar está quase sempre presente nas palavras do homem que dedicou uma vida inteira às Forças Armadas. Passou à Reserva Militar há pouco mais de um ano, mas nunca deixou de se envolver em projectos sociais e de apoio à comunidade. E é precisamente isso que está a fazer agora na Assembleia Estatutária da UBI.

> Eduardo Alves

Urbi@Orbi – Como é que foi a sua ligação à UBI?
Manuel Taveira Martins –
A minha ligação a esta casa é muito interessante e já vem de há muito tempo, daí ter aceite de imediato o convite dos responsáveis para integrar a Assembleia Estatutária.
Eu fui comandante da Academia da Força Aérea e sempre existiu uma rica ligação entre a Força Aérea e a UBI. É uma cooperação óptima, quase diária. Mesmo assim, já houve tempos em que nós colaborávamos mais, até porque havia outras necessidades. Actualmente, a UBI cresceu muito e temos aqui uma universidade com cerca de seis mil alunos, o que me deixa impressionado e satisfeito. A colaboração acaba por não ser tão grande, mas de qualquer forma há a ligação e há o intercâmbio normal.
Lembraram-se de mim para mais esta missão, porque entretanto fui Chefe de Estado-maior da Força Aérea, funções que terminei há um ano e quatro meses e quer o senhor reitor, quer o professor Barata, lembraram-se de mim para integrar esta assembleia.

Urbi@Orbi – Passados todos estes anos, com o regresso à UBI, quais as principais mudanças que assinala?
Manuel Taveira Martins –
Ainda não tive essa oportunidade, mas já me foi prometida uma visita à nova Faculdade de Ciências da Saúde, porque é o projecto que talvez tenha trazido mais mudanças. Um projecto com cerca de dez anos, que já produziu os primeiros licenciados, daí que esteja com algum interesse em conhecer essas novas instalações.
Mas esta é sempre uma universidade que para a região, para o País e para o mundo tem dado mostras de uma instituição que forma bem os seus alunos, daí que para mim seja um grande orgulho e honra pertencer a esta comissão.

Urbi@Orbi – Precisamente no caso da formação, esta é uma das poucas instituições a lançar no mercado licenciados em Engenharia aeronáutica, uma área que lhe é muito grata. Como vê esse curso?
Manuel Taveira Martins –
Vem daí a minha grande ligação à UBI, mas não só, é uma relação que também passou pelo brigadeiro Passos Morgado, o antigo reitor desta instituição e também pelo actual reitor. Este elo aeronáutico liga-nos muito.

Urbi@Orbi – Que balanço faz da participação na Assembleia Estatutária?
Manuel Taveira Martins –
Esta é, de facto, uma nova função para mim. Agora com mais tempo, uma vez que já passei à Reserva, na vida militar. Mas temos sempre esta visão de participação e contributo na sociedade civil. Um militar do quadro permanente tem sempre esta visão, a de servir Portugal, com a preocupação de, onde estivermos, estarmos a servir a Pátria e estar em ligação constante coma comunidade. Nós somos portugueses, somos um pouco diferente, na medida em que temos um serviço, temos uma missão para cumprir, mas estamos sempre preocupados com o apoio e com a colaboração à comunidade e isto para nós, militares, é uma grande satisfação. O serviço público tem esta particularidade, a de servir, coisa que muito agrada às pessoas ligadas à vida militar e penso que o povo português também se sente feliz por ter umas Forças Armadas em que realmente há uma preocupação constante com o bem-estar da população e da comunidade. É também assim que vejo a minha participação nesta assembleia.

A abertura das universidades à comunidade é bastante salutar

Perfil de Manuel Taveira Martins



"O Serviço Público foi algo que sempre me agradou"


Data de publicação: 2008-05-13 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior