Voltar à Página da edicao n. 432 de 2008-05-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Laurentino Dias veio a Belmonte trazer apoio financeiro para o complexo desportivo

Governo comparticipa metade do Complexo Desportivo

No Dia do Concelho, Belmonte recebe da secretaria de Estado do Desporto uma importante ajuda para uma obra que está em fase de adjudicação. Uma comparticipação de cerca de 50 por cento da obra, e o primeiro relvado sintético do concelho.

> Notícias da Covilhã

É uma obra que falta, foi aquela que mais foi focada por Amândio Melo, autarca de Belmonte, no passado sábado, 26, Dia do Concelho, e foi aquela que acabou por receber a prenda desejada, um apoio financeiro para a sua execução. O Complexo Desportivo, que está em fase de execução, vai avançar com cerca de metade das verbas da obra, orçada em um milhão e 600 mil, a serem suportadas pelo Governo.
“Os nossos miúdos não têm condições para praticar desporto. Sabemos que o senhor secretário de Estado é sensível a estas questões. Contamos que nos possa ajudar” pedia Amândio Melo no seu discurso, no Salão Nobre, a Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto. Na resposta, o Governante lembrou o atraso que Portugal ainda tem depois de muitos anos de ditadura, uma recuperação, em termos de desenvolvimento, que “ainda se está a fazer”, elogiando o seu Governo no que toca a obras físicas feitas nos últimos anos, como estradas ou hospitais. O desafio, agora, é apostar na formação dos portugueses, algo que é “muito mais complicado” que qualquer obra física. Porém, estas são necessárias, diz. “O impulso para o Litoral só pára quando as pessoas perceberem que têm as mesmas oportunidades na sua terra” frisa. Daí que, em termos desportivos, a aposta de Laurentino Dias passou por dotar os concelhos que não tinham relvados de um primeiro sintético. Um programa que visava dotar cerca de 100 municípios onde isso acontece. Cerca de 26 já estão concluídos. “Tive alguns aborrecimentos, mas disse não a concelhos que já tendo relvados me pedia apoios para outros” afirma, salientando que o Complexo Desportivo de Belmonte se “encaixava” nesta política. Mais tarde Laurentino Dias explicou aos jornalistas que esta obra vai realmente ter um relvado sintético atribuído pelo Governo. “Nós temos como prioridade corrigir desequilíbrios. O processo de Belmonte está em bom andamento. Faz parte dos municípios que classificamos como prioritários” afirma.
Um apoio que deixou Amândio Melo satisfeito. O autarca revela que a Câmara já encontrou a proposta para execução da obra que mais lhe agrada e que findo o prazo legal para que outros concorrentes possam reclamar da adjudicação da obra, esta será anunciada. Ou seja, muito brevemente. “Fiquei satisfeito com as garantias hoje aqui deixadas, pois nós não tínhamos capacidade financeira para executar sozinhos a obra. Sem estes protocolos, não seria possível a Belmonte fazer este Complexo” afirma. “Queremos fazer um Complexo com todas as condições necessárias a um bom campo de futebol” afirma. Melo revela que ainda não há valores apurados, no que toca aos apoios da secretaria de Estado do Desporto, mas salienta que “mais de metade do custo da obra vai ser suportado”.


Laurentino Dias veio a Belmonte trazer apoio financeiro para o complexo desportivo
Laurentino Dias veio a Belmonte trazer apoio financeiro para o complexo desportivo


Data de publicação: 2008-05-06 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior