Voltar à Página da edicao n. 431 de 2008-04-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Uma porta de teletransporte deu o primeiro lugar num concurso internacional a um aluno da UBI

Mundo do 3D ganha força na UBI

A curiosidade foi-lhe despertando o gosto e o interesse pelos programas de Desenho Assistido por Computador. Depois foi a possibilidade de desenvolver conhecimentos em ferramentas informáticas “bastante complexas”. Ao fim de alguns anos, Rui Garcia, começa a ganhar prémios internacionais no mundo do 3D.

> Eduardo Alves

No ecrã de grandes dimensões vai mostrando um dos objectos que o projectou para a “ribalta” no mundo da modelação em três dimensões. Rui Garcia, aluno do curso de Design Multimédia da UBI e funcionário da instituição, há já alguns anos que tem desenvolvido trabalhos nesta área.
Os fóruns de discussão, de trabalho e de competições, “de carácter nacional e internacional”, são a mais recente aposta de Rui Garcia. Nestas páginas da Internet, todos os interessados podem encontrar “tudo o que se refere ao mundo do 3D”, começa por explicar. Desde aconselhamentos iniciais para quem se estreia nos programas informáticos de desenho a três dimensões, passando por aulas, guias de formação e manuais, “tudo desenvolvido pelos participantes que fazem parte das diferentes comunidades”.
Mas o mais interessante, na perspectiva de Rui Garcia, “são os concursos”. Nestas páginas da Internet, profissionais e simples aficionados “concorrem entre si na produção de um objecto, de um desenho a três dimensões”. Isto para que, “se ganhem mais conhecimentos, mas também, se consigam executar tarefas criativas no menor tempo possível”. O aluno e funcionário da UBI já há algum tempo que participa em vários desafios desta natureza, mas foi nestes dias que conseguiu “o primeiro prémio num desafio internacional”. O lugar de topo colocou o nome de Rui Garcia “entre os 500 melhores operadores do programa Maya 3D, a nível nacional, numa comunidade de mais de seis mil designers inscritos”.
O prémio, “esse foi conseguido num concurso onde frequentemente participam profissionais que trabalham para a Pixar, a empresa produtora dos mais conhecidos filmes de animação”. Para além deste primeiro lugar, Rui Garcia tinha já conseguido “um prémio semelhante num outro fórum, com um manual onde se explicava a forma de desenhar uma roda de uma quadriga romana em apenas 30 minutos”. Todos estes prémios são encarados por este entusiasta do 3D, “como formas de continuar a aperfeiçoar o meu trabalho”. Rui Garcia sublinha que as maiores dificuldades “encontram-se na forma de concepção dos novos objectos”. O mundo do desenho a três dimensões “cria um universo paralelo onde tudo é possível e daí que se possam conceber todo o tipo de objectos”. Contudo, o que distingue os bons trabalhos “são características como a simplicidade, a aproximação ao real e o tempo de realização”. Parâmetros que também costumam fazer parte dos desafios internacionais que decorrem na Internet.
Segundo o aluno da UBI, este tipo de programas “bastante utilizado em diversas licenciaturas”, deve ser ainda mais divulgado. Daí que esteja já a ser pensada uma proposta “para a realização de cursos de Verão” com o objectivo de “atribuir as competências básicas aos interessados neste tipo de software”. Rui Garcia prepara agora “mais alguns trabalhos” para continuar a participar neste tipo de desafios.

> Jogladif @ gmail . com em 2008-05-11 10:02:18
Boa e parabéns. Caso seja possível o Rui Garcia que me envie um mail.


Uma porta de teletransporte deu o primeiro lugar num concurso internacional a um aluno da UBI
Uma porta de teletransporte deu o primeiro lugar num concurso internacional a um aluno da UBI


Data de publicação: 2008-04-29 01:02:02
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior