Voltar à Página da edicao n. 431 de 2008-04-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A UBI celebra a 30 de Abril, 22 anos de existência

UBI celebra 22º aniversário

O Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde acolhe, no dia 30 de Abril, as celebrações de mais um aniversário da Universidade da Beira Interior.

> Urbi

Aos 22 anos de existência como universidade, assinalados este ano, somam-se ainda os cinco de instituto politécnico e sete de instituto universitário, perfazendo 34 anos de ensino superior na Beira Interior.
Este ano, o dia de aniversário da UBI será assinalado com a inauguração dos Serviços Centrais da Reitoria, pelas 14 horas, junto ao Convento de Santo António.
A sessão solene terá início pelas 15 horas, com as intervenções do Reitor da UBI, Professor Doutor Manuel José dos Santos Silva, do Presidente da Associação Académica, Luís Fernandes, e do Director Geral do Ensino Superior, Professor Doutor António Morão Dias.
Ainda no âmbito das comemorações, o Museu de Lanifícios da UBI promove a inauguração de duas exposições, nomeadamente, « Pintura 2006-2008 » de Luís Pacheco e “«Traço: verde-oliva» a 7ª cor das nove cores do projecto «CORPOtraçoCORPO – a poesia e a pintura»”, de Alice Valente, nas Galerias de Exposições Temporárias da Real Fábrica Veiga.
A UBI teve a sua origem no Instituto Politécnico da Covilhã, em 1973, o qual se transformou em Instituto Universitário da Beira Interior em 1979, e em Universidade em 1986.
A Universidade encontra-se implantada em construções de elevado valor histórico, cultural e arquitectónico, em antigos edifícios fabris que foram reconvertidos em modernas instalações destinadas ao ensino e à investigação. O respeito pelo passado tem marcado a filosofia da Instituição, que contribuiu significativamente para a reabilitação do património da cidade e da região, através de estruturas como o Museu de Lanifícios, instalado na pombalina Real Fábrica dos Panos.
Apostando cada vez mais na qualidade, a UBI tem investido na criação de laboratórios bem equipados, na expansão das suas instalações - quer as dedicadas às actividades de ensino e investigação, como as necessárias para oferecer aos seus estudantes as melhores condições de trabalho e de apoio social - no progressivo envolvimento em projectos de investigação de âmbito nacional e internacional e, ainda, num corpo docente altamente qualificado.
A UBI está organizada em Unidades Científico-Pedagógicas e em Centros, distribuídos por vários edifícios da cidade, junto às Ribeiras da Degoldra e da Carpinteira. São elas as Ciências Exactas, as Ciências da Engenharia, as Ciências Sociais e Humanas, as Artes e Letras, e a Faculdade de Ciências da Saúde, abrangendo vários 1ºs Ciclos/licenciaturas, 2ºCiclos/mestrados e 3ºs Ciclos/doutoramentos. Todos os cursos da Universidade da Beira Interior se encontram adequados ao Processo de Bolonha.
Considerada, a nível nacional, a instituição que proporciona a melhor qualidade de vida para estudar e investigar, a UBI assume-se como uma Universidade em permanente actualização.


A UBI celebra a 30 de Abril, 22 anos de existência
A UBI celebra a 30 de Abril, 22 anos de existência


Data de publicação: 2008-04-29 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior