Voltar à Página da edicao n. 431 de 2008-04-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
ADN é a nova peça dos alunos da Secundária do Fundão

Novo “ADN” na Secundário do Fundão

Os alunos da Secundária do Fundão estreiam uma peça de teatro, na Moagem, que fala sobre a adolescência e a vivência em grupo. Para ver até 7 de Maio.

> Eduardo Alves

O Grupo de Teatro Histérico da Escola Secundária do Fundão foi criado em 1995 e já levou à cena 14 trabalhos. O ADN é o seu 15º trabalho cuja estreia decorreu no passado dia 19 de Abril pelas 21.30 horas no Auditório da Moagem. A peça pode ainda ser vista durante o mês de Maio entre os dias 1 e 3 e também no dia 7, sempre às 21.30 horas.
No âmbito do projecto “PANOS – Palcos Novos, Palavras Novas”, numa parceria com a Culturgest, este grupo de jovens actores dos 12 aos 18 anos, do 7º ao 12º anos de escolaridade e que trabalham em conjunto com jovens de outras áreas artísticas (Artes para a criação do cartaz e cenografia) e música criada propositadamente para a peça. Criou-se deste modo uma equipa multidisciplinar capaz de produzir um espectáculo de teatro onde todos formam um só grupo.
ADN – Ácido Desoxirribonucleico é uma peça escrita por Dennis Kelly para o programa NT Connections do National Theatre de Londres e traduzida por Jacinto Lucas Pires. ADN é sobre um grupo de adolescentes envolvidos num crime. Como se guarda um segredo? A cumplicidade na juventude é um factor de coesão ou pode levar tudo e todos ao desespero? As relações humanas, a vida ou a morte, a natureza, são alguns dos temas desta peça.
Encenada pelo professor António Pereira, ADN tem no seu elenco Ana Ramos, Cintia Barroca, Cláudia Batista, Daniela Monteiro, David Salvado, Diogo Garcia, Helena Sousa Telles, Mariana Batista, Soraia Moutinho, Roberto Querido, Rodrigo Vicente e Rogério Santos, jovens actores que têm estado a trabalhar desde Outubro.
A mais-valia deste projecto, coordenado pelos professores António Pereira e Catarina Crocker, está no facto de se unirem jovens de diferentes linguagens artísticas, com o objectivo de criar uma peça de teatro. Os aspectos gráficos e cenográficos foram orientados pelos professores José Luís Oliveira e Rosalina Gomes junto da turma do 12º CAV. Deste modo o cartaz da peça resulta de um trabalho gráfico de duas alunos do curso de Artes Visuais da escola, a Ana Catarina Santos e Cláudia Susana Brás e os cenários foram criados pelas alunas Mariana Oliveira e Rute Campanha. No palco, ao vivo, estarão também os jovens músicos João Clemente e Edgar Ferreira que compuseram a banda sonora original desta peça.
Este projecto resulta da parceria com a Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, que para além de ter possibilitado a formação no âmbito da criação de espectáculos e de formação em dança contemporânea tem dado o apoio logístico. Há também a colaboração da Quarta Parede – Associação de Artes Performativas da Covilhã, que também promoveu a formação dos actores permitindo a participação num atelier de manipulação de objectos.


ADN é a nova peça dos alunos da Secundária do Fundão
ADN é a nova peça dos alunos da Secundária do Fundão


Data de publicação: 2008-04-29 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior