Voltar à Página da edicao n. 431 de 2008-04-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Augusto Lopes Teixeira foi recordado nas cerimónias do 25 de Abril

Augusto Lopes Teixeira recordado no 25 de Abril

As comemorações do 25 de Abril, na Covilhã, ficaram marcadas pelo falecimento de Augusto Lopes Teixeira. O primeiro presidente da Câmara da Covilhã eleito após a “Revolução dos Cravos” faleceu no dia 24 de Abril. A sua memória e as suas actividades antifascistas foram lembradas por todas as forças políticas na sessão solene.

> Eduardo Alves

Era carinhosamente conhecido por “Teixeirinha” e esteve na condução do município durante três mandatos consecutivos. Augusto Lopes Teixeira, o primeiro presidente da Câmara da Covilhã eleito democraticamente, faleceu no passado dia 24 de Abril, no Centro Hospitalar da Cova da Beira.
O município cancelou todas as comemorações do feriado da “Revolução dos Cravos” e na sessão solene realizada no salão nobre da câmara, todas as forças políticas lembraram o socialista. Em sua memória foi feito um voto de pesar e um minuto de silêncio. Lopes Teixeira foi um nome marcante no combate ao regime salazarista e às políticas do Estado Novo na Covilhã. Logo após a revolução de 1974 passou a assumir um lugar de destaque na região.
Augusto Lopes Teixeira concedeu ao Urbi, em Abril de 2003, uma grande entrevista sobre toda a sua vida política e passagem pela autarquia. Durante o regime salazarista, Lopes Teixeira evidenciou-se sempre como um homem de luta pela liberdade. Socialista convicto concorre à Câmara da Covilhã pela primeira vez em 1976. Fica na liderança dos destinos municipais durante três mandatos sucessivos.
Bernardino Gata, actual líder da bancada social-democrata na Assembleia Municipal da Covilhã foi um dos adversários de Lopes Teixeira, nas eleições de 1976 e sobre o agora extinto socialista adianta que “deu muito à cidade e à democracia”. Gata referiu-se também a Lopes Teixeira como “um homem equilibrado e de bom senso”.
Victor Pereira, vereador socialista na Câmara da Covilhã começou por referir “as ironias do destino” para sublinhar que “o seu falecimento ocorre numa data como o 25 de Abril, numa data em que se assinala a liberdade que ele também ajudou a conquistar”. De entre a obra feita por Lopes Teixeira, “mesmo sem verbas suficientes”, o actual vereador destaca “os avanços feitos no domínio do saneamento básico, da electrificação e das acessibilidades”.
Em comunicado, a Câmara da Covilhã evidencia também “o cidadão exemplar, municipalista e participante na consolidação do Poder Local”, que foi Augusto Lopes Teixeira. Segundo o documento, “Lopes Teixeira exerceu o seu cargo de presidente da câmara com competência e elevação, contribuindo para o progresso da cidade e do concelho”. A bandeira do município foi colocada a meia haste durante três dias.

> lm1975_98 @ yahoo . com em 2008-05-05 20:29:26
Curvo-me perante a sua memória de Grande Homem que foi. a Covilhã deve-lhe a Universidade, o desenvolvimento e a sua luta pela liberdade. Irmão mais novo de Meu Pai, sómente o conheci depois do 25 de Abril, quando por força da descolonização tive que vir para Portugal e viver na Covilhã. Agradeço publicamente toda a Homenagem que lhe foi feita,desde o simples Trabalhador às Forças Políticas da cidade, na pessoa do seu Presidente de Câmara. Nunca o esquecerei e Até Breve na outra vida. Carmo Teixeira Lisboa, 2 de Maio 2008


Augusto Lopes Teixeira foi recordado nas cerimónias do 25 de Abril
Augusto Lopes Teixeira foi recordado nas cerimónias do 25 de Abril


Data de publicação: 2008-04-29 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior