Voltar à Página da edicao n. 430 de 2008-04-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A autora da tese e o júri das provas

Os efeitos da terapia de reminiscência

Uma tese de doutoramento na área da Psicologia foi apresentada na UBI. O estudo aborda os efeitos que a terapia de reminiscência tem sobre a sintomatologia depressiva.

> Eduardo Alves

A mais recente de doutoramento apresentada na UBI na área da Psicologia aborda “os efeitos da terapia de reminiscência na sintomatologia depressiva, a integridade do eu e o bem-estar psicológico em idosos portugueses”, adianta a autora.
Este trabalho centra-se no desenvolvimento “de uma estratégia de com elevado potencial terapêutico na velhice: a reminiscência”. A reminiscência baseia-se nos relatos de episódios, acontecimentos e histórias que a pessoa conta sobre si mesma. A reminiscência pode ser vista como um fenómeno espontâneo, observado na tendência das pessoas mais velhas a relatarem episódios do passado, ou pode ser desenvolvida como uma estratégia de intervenção em distintas áreas.
O estudo aponta como intervenção a possibilidade de se promover reminiscências do tipo instrumental e de integração de acontecimentos específicos do passado. A finalidade é favorecer, através da reminiscência de acontecimentos, a integração e activação dos mesmos como recursos de auto confiança e segurança para a pessoa lidar com mudanças relacionadas com o envelhecimento. No âmbito desta tese foi construído, implementado e estudado o impacto de programa individual semi-estruturado de reminiscência para idosos portugueses.
Os resultados indicam importantes benefícios de intervenção estudada nos sujeitos expostos ao programa e apresentam a reminiscência como uma ferramenta terapêutica de intervenção psicológica para a redução da sintomatologia depressiva e promoção do bem-estar e integridade no eu na velhice.


A autora da tese e o júri das provas
A autora da tese e o júri das provas


Data de publicação: 2008-04-22 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior