Voltar à Página da edicao n. 430 de 2008-04-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O encontro sobre sexualidade foi promovido pelo Departamento de Psicologia da UBI

Desafios do crescimento sexual durante a vida académica

A UBI é a única universidade pública do país com uma cadeira de sexualidade no curso de Psicologia. Os temas sobre esta matéria são ainda pouco abordados, e a informação disponível não é muita.

> Igor Gonçalves

O professor Henrique Pereira, que actualmente lecciona uma cadeira de Sexualidade na UBI, e que conta já com um vasto currículo, foi o anfitrião do encontro sobre Crescimento Sexual na Adolescência, que decorreu na passada quarta feira, dia 9.
A tertúlia foi organizada pelo NEIP, o núcleo de estudantes de psicologia, e o local escolhido foi a sede da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, que por volta das 20h30 acolheu os poucos interessados, oriundos principalmente da área da psicologia.
O orador começou por fazer uma exposição do estado em que se encontra o conhecimento e a abertura dos jovens em relação à sexualidade em Portugal, e dos percursos que são mais ou menos comuns a todos os adolescentes. As reacções fizeram-se sentir, tendo o pouco público presente estado muito participativo.
Lamentando a pouca adesão ao encontro, Henrique Pereira defendeu que o que leva as pessoas a não frequentarem estes círculos de debate é ainda um tabu e “uma falta de aprendizagem nas escolas”, que faz com que a maior parte não se sinta confortável a falar destas questões.
A cadeira de sexualidade na Universidade da Beira Interior, com poucos anos, é ainda uma novidade. «Os alunos de outras áreas vêem para intervalo e a primeira coisa que perguntam é: “então como foi a aula de sexualidade hoje?”», disseram os presentes durante a conversa. “Existe uma vontade por parte das pessoas em falar destas questões, mas um pouco de receio e vergonha também”, completou o docente.
No final da exposição, o professor sugeriu um pequeno exercício que fazia com que cada um dos presentes traçasse a sua linha de experiências sexuais ao longo da vida. O objectivo era tornar “visíveis” essas experiências, para que houvesse uma maior consciência do que é a vida sexual de cada um.
O debate seguiu pela noite dentro e acabou por abranger os mais variados temas, uma discussão amigável e interessante que prometeu ter edição já para o ano que vem.


O encontro sobre sexualidade foi promovido pelo Departamento de Psicologia da UBI
O encontro sobre sexualidade foi promovido pelo Departamento de Psicologia da UBI


Data de publicação: 2008-04-22 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior