Voltar à Página da edicao n. 430 de 2008-04-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Torneio Diamantino Costa conta com a nata da formação

O antigo dirigente da Associação Desportiva da Estação (ADE) Diamantino Costa volta a ser homenageado por esta colectividade covilhanense, com a realização do torneio de futebol de sete com o seu nome, que se realiza nos dia 14 e 15 de Junho, no Complexo Desportivo da cidade.

> Notícias da Covilhã

Na sexta edição do torneio vão estar presentes 14 equipas de Portugal e Espanha e cerca de 300 pessoas. Aquela que seria a principal novidade, a presença do Milão, acabou por não ser possível, visto que o colectivo italiano, depois de tudo confirmado, acabou por avisar que não podia marcar presença.
Desta forma, o Bétis, de Sevilha, e o Hergar, de Salamanca, são as duas equipas estrangeiras garantidas. Mas na competição vão estar também o Sporting, Benfica, Porto e Guimarães, para além de duas equipas da ADE, no escalão de iniciados. Segundo os responsáveis, um painel que integra as quatro principais academias de formação do País. Na categoria de escolas participam a Académica de Coimbra e o Atlético da Pontinha, a par de duas turmas da casa.
A iniciativa é apadrinhada pelo ex-jogador da Estação, Yannick Djaló, que poderá trazer companhia. É o caso de Miguel Veloso, se não estiver no Europeu de Futebol. Carlos Vaz Tê, o jogador do Bolton e internacional sub-21, confirmou também a sua vinda à Covilhã, se não tiver compromissos profissionais.
A arbitragem vai estar a cargo de três árbitros internacionais. Um deles o covilhanense Carlos Xistra, que já no ano passado deu a sua colaboração e se vai encarregar dos convites aos colegas do apito. Uma missão complicada, por ser período de férias. A ajuizar os encontros vão estar também sete árbitros da região.
“Vamos ter cá as quatro principais escolas de formação do País, isso não é fácil. Temos um naipe de equipas que não envergonha ninguém”, realça José Luzio, responsável pela organização.
O torneio foi apresentado no último sábado, numa unidade hoteleira da Turistrela, que apoia o evento. Para João Esgalhado, vice-presidente da Câmara da Covilhã, também presente, “lembrar a memória de Diamantino Costa, desta forma, é valorizar o empenho que colocou na ADE e o trabalho que este homem fez”.
Agostinho Oliveira, responsável pela formação da Federação Portuguesa de Futebol, preferiu destacar o papel que este tipo de eventos têm para premiar os jovens, no final de uma época, e a possibilidade que lhes dá de conviverem com outras equipas. “É importante para a sua formação e realização”.
O antigo seleccionador da equipa principal entende que estes torneios “podem dar aos jovens outra orientação futura”, por os jovens estarem na idade propícia para serem estimulados.
Esta é também uma forma de atenuar as dificuldades da interioridade, que muitas vezes não permite aos novos valores terem a visibilidade que teriam se estivessem noutro clube. “Este é um momento em que se conjugam muitos sonhos”, salienta Agostinho Oliveira, que promete vir ao torneio caso tenha disponibilidade.


Data de publicação: 2008-04-22 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior