Voltar à Página da edicao n. 429 de 2008-04-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A cidade de Gouveia recebeu um dos grupos marcantes do rock sinfónico

Gouveia Art Rock 2008

Os Ingleses Van der Graaf Generator, grupo marcante da história do rock sinfónico dos anos 70, foram os cabeças de cartaz da sexta edição do Festival Gouveia Art Rock, o único festival nacional de rock progressivo.

> Maria José Almeida

No passado fim-de-semana, dias 5 e 6 de Abril, decorreu no Teatro-Cine de Gouveia a sexta edição do Festival Gouveia Art Rock, o único festival português de música progressiva que tem como estratégia a divulgação e discussão das músicas progressivas, ou seja, produções que se associam a um certo carácter experimental.
Esta iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal local e pela DLCG, empresa municipal de Desporto, Lazer e Cultura de Gouveia.
O festival já trouxe a Portugal nomes como Robert Fripp, Magma, Amon Düül II, Miriodor e Univers Zero, e este ano contou como cabeça de cartaz com os Van der Graaf Generator, que vieram pela primeira vez a Portugal, e apresentaram o seu novíssimo álbum, intitulado "Trisector", a lançar brevemente.
No primeiro dia, a abertura do evento coube aos os portugueses Beduínos a Gasóleo, banda que surgiu em 1997 com influências dos Gentle Giant, prosseguiu com o sueco Pär Lindh, os belgas Aranis, e o multi-intrumentista norte-americano Mike Keneally. Para finalizar o primeiro dia do festival, os intensos e abrangentes tons sinfónicos dos franceses Ange apresentaram "Souffleurs de Vers", lançado no ano passado.
O segundo dia do Gouveia Art Rock teve início com actuação dos suíços Les Reines Prochaines, banda que apresentou um espectáculo em tom provocatório de cabaré vanguardista, com influências da valsa ao “punk”, do "lied" romântico ao tango, passando pelo rock e pelo jazz.
Seguidamente, actuaram os vanguardistas norte-americanos Thinking Plague, grupo que se filia na estética vanguardista do movimento Rock-in-Opposition, com música de grande riqueza na rítmica e no timbre. Paralelamente, durante uma hora as atenções viraram-se para a Igreja de S. Pedro, onde o público em geral foi convidado a ouvir os Aranis, que interpretaram sobretudo obras dos clássicos, de Bach a Bartók.
Esta sexta edição do Festival Gouveia Art Rock foi encerrada com o concerto dos ingleses Van der Graaf Generator, banda caracterizada como um dos pilares do rock progressivo mundial, tendo «o dom da originalidade, intensidade interpretativa, poesia de elevada qualidade e música bem estruturada».


A cidade de Gouveia recebeu um dos grupos marcantes do rock sinfónico
A cidade de Gouveia recebeu um dos grupos marcantes do rock sinfónico


Data de publicação: 2008-04-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior