Voltar à Página da edicao n. 428 de 2008-04-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O evento decorreu na Biblioteca Municipal da Covilhã

Troca de Palavras com...Padre Pinto de Magalhães

Na passada quinta-feira a Biblioteca Municipal recebeu, para mais uma tertúlia cultural, o padre Vasco Pinto de Magalhães, que falou sobre a Ressurreição.

> Urbi

A Páscoa é um evento religioso considerado pela Igreja como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo, e foi sobre este tema que o padre Vasco Pinto de Magalhães veio falar durante a tertúlia que animou a BMC.
Este religioso nasceu em Lisboa em 1941, entrou na Companhia de Jesus em 1965, e foi ordenado sacerdote em 1974. É licenciado em Filosofia pela Universidade Católica, e em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma.
Pinto de Magalhães tem-se dedicado sobretudo à Pastoral Universitária e ao acompanhamento espiritual em Coimbra e no Porto. Este padre é ainda autor de vários livros sobre religião: “Pensar a Morte”, “O Olhar e o Ver”, “Pensar a Vida”, “Nem quero crer” e “Não há soluções, há caminhos”.
Para o padre Pinto de Magalhães “a ressurreição é um sair de um espaço-tempo. É ser plenamente espiritual, e não se prova. Comprova-se.” Explicou também aos presentes que «a pior morte que pode haver é o egocentrismo e é estar fechado dentro de si próprio».
Ao ser questionado acerca da capacidade de todos nós ressuscitarmos depois de mortos, o padre crê que «há uma transformação plena de todos os tempos» e que «todos nós ressuscitamos... Uns para a vida, outros para a morte».
Explicou também o significado da expressão “ressuscitou ao 3º dia conforme as Escrituras”. Para o padre Pinto de Magalhães “3ºdia” é uma expressão profética que significa o tempo mínimo necessário para ser capaz de dar a volta a uma situação e encontrar um caminho. Portanto “o 3º dia não é Dele, é nosso!”.
Esta conversa serviu sobretudo para os ouvintes terem a consciência de que o Evangelho não pode ser levado à letra, e que a sua mensagem permanece actual e pode ser transmitida de modos muito diversos.


O evento decorreu na Biblioteca Municipal da Covilhã
O evento decorreu na Biblioteca Municipal da Covilhã


Data de publicação: 2008-04-08 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior