Voltar à Página da edicao n. 428 de 2008-04-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O Núcleo da Covilhã reuniu mais uma vez

Esclerose Múltipla em debate na Covilhã

A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica crónica de causa ainda desconhecida. Esta patologia não tem cura, no entanto, a aposta em hábitos de vida saudáveis pode ajudar a prevenir novos casos.

> João Pereira

O Hotel Turismo da Covilhã foi o lugar escolhido para a realização da X Acção/Convívio Esclerose Múltipla da Beira Interior. A tarde de 30 de Março, domingo, foi reservada pelos participantes para aprofundarem os seus conhecimentos sobre a doença.
Manuel Gonçalves, representante da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), deu a conhecer o trabalho da organização e destacou a necessidade de “falar sobre as consequências pessoais, sociais, e laborais que a doença acarreta”. Catarina Cruto, interna de Neurologia do Centro Hospitalar Cova da Beira, falou sobre a importância da alimentação na prevenção e no acompanhar da doença.
Esta enfermidade afecta sobretudo mulheres, e estima-se que haja 5.000 doentes em Portugal. No entanto, Catarina Cruto assegura que «é a facilidade com que, actualmente, se faz um diagnóstico que dá a ilusão do aumento de casos de Esclerose Múltipla».
A tarde serviu também para o Núcleo da Beira Interior da SPEM apresentar o livro “Receitas para gente apressada”. A obra, uma colectânea elaborada pelo NBI-SPEM, foi ilustrada pelas crianças do Centro Paroquial do Refúgio.
O Grupo infantil deste centro actuou no final do dia. O convívio terminou depois da cerimónia comemorativa do 3º aniversário do NBI-SPEM.


O Núcleo da Covilhã reuniu mais uma vez
O Núcleo da Covilhã reuniu mais uma vez


Data de publicação: 2008-04-08 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior