Voltar à Página da edicao n. 427 de 2008-04-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O autarca de Gouveia não se mostra muito agradado com o novo mapa judicial

Novo Mapa Judiciário não agrada a Álvaro Amaro

O presidente da Câmara de Gouveia, Álvaro Amaro (PSD), considerou na passada semana um erro reformular o mapa judiciário com base nas regiões NUTs III, porque as considera uma divisão distorcida do território.

> Notícias da Covilhã

“Acho que o tempo experimental desta reforma vai mostrar que o que está errado são as chamadas NUT [Nomenclatura de Unidade Territorial] III, em particular a da Serra da Estrela, que não tem razão de existir”, diz Álvaro Amaro à Lusa.
O novo mapa judiciário que o Governo apresentou tem 39 circunscrições, mais quatro que as 35 previstas na versão inicial da reforma, sendo a Serra da Estrela uma das circunscrições adicionais. A NUT engloba os concelhos de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres, o que o autarca considera “redutor” e um “obstáculo ao desenvolvimento”, porque “a Serra da Estrela não são só estes três concelhos”. “O Governo pretende desenvolver vários processos, como o mapa judiciário e a aplicação de verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), tendo as NUT III como malha de base”, lamenta Álvaro Amaro. “É um erro profundo, porque estarmos a subjugar o desenvolvimento regional a uma imposição comunitária para efeitos estatísticos. Não faz sentido”, refere o social-democrata que se assume como um regionalista, ávido por debater o tema. “Defendo a livre associação entre municípios consoante as oportunidades de desenvolvimento”. No caso da Serra da Estrela, “a verdadeira região supra-municipal deve corresponder à área do Parque Natural, uma realidade ambiental, cultural, histórica, patrimonial que já existe há 20 anos”, descreve.
“No entanto, os seis concelhos do Parque (Gouveia, Seia, Celorico da Beira, Guarda, Manteigas e Covilhã) estão divididos por três NUTS III”, destaca. “Não faz sentido, até porque estamos a realizar estudos conjuntos”, nomeadamente no plano turístico.
“A minha esperança é que período experimental do mapa judiciário coincida com a revisão das NUT. Lutarei com todos os meios por este verdadeiro espaço regional”, conclui Álvaro Amaro.


O autarca de Gouveia não se mostra muito agradado com o novo mapa judicial
O autarca de Gouveia não se mostra muito agradado com o novo mapa judicial


Data de publicação: 2008-04-01 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior