Voltar à Página da edicao n. 427 de 2008-04-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A UBI associa-se à homenagem a Joaquim Guerra

UBI associa-se à Homenagem a Joaquim Guerra

Um conjunto de conferências dedicadas à obra do missionário no Oriente foi a forma escolhida pelo Centro de Estudos Sociais da UBI para homenagear Joaquim Guerra. A iniciativa tem lugar a 9 de Abril, na Covilhã.

> Eduardo Alves

O Centro de Estudos Sociais da Universidade da Beira Interior (UBI_CES), em parceria com a Diocese da Guarda, Companhia de Jesus, Câmara Municipal do Fundão e Junta de Freguesia de Lavacolhos, organiza, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do Padre Joaquim Guerra, duas conferências intituladas “O Oriente ao nosso alcance. A problemática do Orientalismo e a obra do Pe. Joaquim Guerra” e “Orientalismo na versão holandesa”, respectivamente por Jorge Bruxo, do Instituto Politécnico de Macau, e por Maria Johanna Schouten, investigadora no UBI_CES e docente na UBI.
Estas conferências, a terem lugar no dia 9 de Abril, pelas 17 horas, no anfiteatro Padre Videira Pires (Pólo das Ciências Sociais e Humanas da UBI), inserem-se num vasto programa dedicado à comemoração dos 100 anos do nascimento do Padre Joaquim Guerra, natural de Lavacolhos (Fundão), missionário, escritor e autor de uma vasta obra dedicada ao estudo da cultura chinesa e à tradução de obras clássicas chinesas para português.
Como refere o professor da UBI, José Carlos Venâncio, moderador das conferências, “Mesmo que, por vezes, polémica, a sua obra científica merece toda a consideração por parte do mundo académico. E mais. Para além do investigador, o Padre Joaquim Guerra foi também um escritor de mérito, nomeadamente no livro ‘Condenado à morte’. Ousaria até considerá-lo, a esse respeito, um Fernão Mendes Pinto dos tempos recentes, razão que, por si só, justificaria a homenagem que ora se lhe presta por referência ao centenário do seu nascimento.”


A UBI associa-se à homenagem a Joaquim Guerra
A UBI associa-se à homenagem a Joaquim Guerra


Data de publicação: 2008-04-01 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior