Voltar à Página da edicao n. 427 de 2008-04-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
> <strong>Miguel Castelo Branco</strong><br />

A importância do AVC na sociedade portuguesa

> Miguel Castelo Branco

No dia 31 de Março assinala-se o dia Nacional do doente com AVC. O AVC – acidente vascular cerebral é uma doença em que o cérebro é afectado por uma oclusão dum vaso sanguíneo, daí o nome. Em consequência dessa oclusão parte do tecido do cérebro deixa de receber sangue em quantidade adequada e por isso vai entrar em sofrimento e subsequentemente morrer.
A importância do AVC na sociedade portuguesa deve-se ao facto de ainda hoje ser a primeira causa de morte e a segunda na lista das doenças responsáveis por incapacidade. Embora a maioria dos doentes com AVC agudo sobreviva ao acontecimento, muitos deles ficam marcados para o resto da vida com incapacidade de poder manter as actividades que previamente tinham. O AVC pode causar paralisia ou afectação da fala, entre outras manifestações possíveis. Embora hoje em dia com a reabilitação seja possível melhorar o panorama, em muitos casos as sequelas são definitivas.
Mas, no contexto duma doença com estas características, para que assinalar o dia? Fundamentalmente por duas razões: a primeira é que o AVC é prevenível, a segunda é que todos temos que saber o que fazer quando o AVC afectar alguém ao pé de nós.
Prevenir como?
Activamente através do cuidado a ter e praticar diariamente com a alimentação que tem que ser saudável, sem excesso de calorias e de gorduras, com fruta e outros vegetais e legumes, sabendo também responder a questão de saber o peso está adequado?
Activamente, também, através um combate contra o sedentarismo. Há que fazer actividade física frequentemente e por o corpo em esforço (que deve ser adequado a cada um).
Activamente, sabendo responder a algumas perguntas tais como: como está a tensão arterial, o colesterol e a glicemia e se estiverem altos garantir que há um médico a acompanhar a situação.
Activamente não fumando e se beber bebidas alcoólicas fazê-lo moderadamente.
Mas se a doença surgir, isto é se alguém ficar com a cara “ao lado”, se o braço perder a força ou se ficar sem conseguir falar, estes sintomas devem ser considerados uma verdadeira urgência e o 112 ser contactado, para o doente ser conduzido a um Hospital com atendimento a doentes com AVC para poder ser tratado a tempo.
Depois será necessário juntar a prevenção para tentar evitar repetições da doença o que implica num plano de seguimento adequado para o futuro.
O dia do doente com AVC existe para que todas as pessoas se consciencializem que podem evitar o AVC ou pelo menos tentar minimizar as suas consequências.

Miguel Castelo-Branco – Director da Unidade de AVC do CHCB, Professor Associado Convidado da UBI


Data de publicação: 2008-04-01 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior