Voltar à Página da edicao n. 427 de 2008-04-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Perfil de António Simões Lopes

> Eduardo Alves

A pequena aldeia do Colmeal, uma das cinco localidades que compõem o concelho de Góis viu nascer há 74 anos António Simões Lopes. Encravada no meio do Portugal profundo, a terra natal deste homem ainda hoje constitui “uma grande referência” na sua personalidade. Mas desde cedo que quis ultrapassar os contratempos da geografia e abrir caminhos para outros pontos. As coordenadas apontaram para o sucesso pessoal e profissional que “apenas foi conseguido ao cabo de muito trabalho”.
Trabalho é aliás um conceito bastante presente na vida de António Simões Lopes, até porque, a sua vida laboral “começou aos 14 anos”. Filho de uma familiar modesta “desde pequeno que comecei a conhecer o que era o trabalho e a valorizá-lo”. Talvez tenha sido este “um dos factores principais para conseguir tudo aquilo que desejei”. Aos 74 anos, aposentado de uma carreira ligada às universidades, António Simões Lopes ainda não reformou “o trabalho” e prossegue com investigações e produções científicas.
Licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa, acabou por se especializar na área económica. O seu doutoramento, conseguido na Universidade de Oxford é precisamente nessa área. Na vertente académica destaca-se como professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão e também como professor emérito da Universidade Técnica de Lisboa.
Mas é a investigação e todas as suas publicações que imprimem um cunho maior ao seu trabalho, sobretudo pelos diversos doutoramento honoris-causa recebido, quer em teritório luso, quer no estrangeiro. António Simões Lopes já foi agraciado com esta distinção quatro vezes, sendo honoris-causa pela Universidade de Kent (Canterbury), pela Universidade Federal do Maranhão, pela Universidade do Algarve e pela Universidade de Coimbra. De entre as dezenas de artigos científicos produzidos e de alguns livros publicados, destacam-se particularmente as áreas do Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Urbano.
Para além da docência António Simões Lopes destacou-se também nos inúmeros cargos que desempenhou em diversos organismos. Foi Bastonário da Ordem dos Economistas durante cinco anos, entre 1999 e 2004, membro do Conselho Económico e Social, Conselheiro da Universidade de Évora, reitor da Universidade Técnica de Lisboa entre 1986 e 1999, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), presidente do Conselho de Avaliação das Universidades Públicas e membro do Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa. Simões Lopes é também membro de várias Sociedades Científicas, das quais se destacam: Royal Economic Society, American Economic Association, European Economic Association, Regional Studies, International Regional Science Association, Association de Science Régionale de Langue Française e Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional.

Sempre tive grande admiração pela UBI

Estamos a preparar as instituições para o futuro






Data de publicação: 2008-04-01 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior