Voltar à Página da edicao n. 426 de 2008-03-25
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Durante três anos, vão ser elaboradas novas formas de monitorização da A23

UBI “de olho” na A23

No próximo mês de Setembro arranca um inovador projecto na região. O Departamento de Engenharia Civil e a Scutvias conseguiram fundos através do Gabinete de Apoio a Projectos da UBI para criar uma plataforma de monitorização geo-ambiental da Auto-Estrada da Beira Interior.

> Eduardo Alves

Dá pelo nome de “MGA – Dinamic” e tem como objectivo fundamental conseguir uma melhoria no processo de monitorização geo-ambiental da Auto-Estrada da Beira Interior (A23). Este é o mais recente projecto desenvolvido por Dina Pereira e Pedro Serrão, do Gabinete de Apoio a Projectos (GAPI) da UBI. Os dois membros deste gabinete desenvolveram uma prospecção a nível das empresas quer da região, quer do País com o intuito de “sondar o que existe em termos de necessidades por parte das empresas e de que forma se podem conciliar essas necessidades com a oferta tecnológica e científica presente na instituição de ensino superior covilhanense”. Uma medida que antecedeu a abertura das candidaturas e que teve como objectivo “criar novas e efectivas ligações entre a universidade e o meio envolvente”. Este projecto faz parte de uma das vagas de candidaturas do sistema de incentivos à investigação e desenvolvimento conjunto entre o que se produz na universidade e as empresas.
O projecto MGA – Dinamic surge agora de um consórcio entre o Departamento de Engenharia Civil e a empresa Scutvias, responsável pela gestão e monitorização da Auto-Estrada da Beira Interior (A23). A partir do próximo mês de Setembro, e durante três anos, vai ser gasto um milhão de euros no desenvolvimento de um sistema integrado que permita um melhor processo da monitorização geo-ambiental ao longo da Auto-estrada da Beira Interior A23, “contribuindo assim para um melhor desenvolvimento sócio-económico da população e da região”, garante Dina Pereira. Trata-se de um projecto multidisciplinar uma vez que associa as componentes ambientais com as sócio-económicas e de gestão da concessão. Tudo para se conseguir alcançar também alguns determinados objectivos específicos como, “a implementação de procedimentos que contribuam para a melhoria do processo de monitorização ambiental ao longo do traçado, no âmbito dos descritores ar, água e ruído e que permita a identificação dos locais problemáticos e a escolha das medidas mitigadoras mais adequadas à sua resolução” e também “desenvolver uma avaliação do impacto socio-económico introduzido pelo eixo rodoviário A23, na envolvente urbana e rural ao longo de todo o seu traçado”, adianta Pedro Serrão. Para além destes melhoramentos “vai ser criada uma base de dados geo-referenciada em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica e vai ser elaborado um Manual de Procedimentos de Monitorização Geo-ambiental”, garante Dina Pereira. Esta base de dados vai permitir um manuseamento e gestão mais eficaz do grande volume de informação decorrente do processo de monitorização, “e constituirá uma ferramenta importante no auxílio de tomada de decisões”, adiantam os membros do GAPI. Para além de servir igualmente no processo de transferência de competências para os membros intervenientes no projecto no que diz respeito ao equipamento, procedimentos e software SIG a serem utilizados.Segundo o projecto agora aprovado e apoiado por fundos comunitários europeus, a monitorização ambiental da A23 consiste num processo de observação e recolha sistemática de dados sobre o estado do ambiente ou sobre os efeitos ambientais decorrentes da fase de exploração, que possibilite a caracterização do estado do ambiente e avaliação da evolução dos impactes ambientais provocados por esta via nos descritores qualidade do ar, qualidade das águas superficiais e subterrâneas, ruído e dinâmicas sócio-económicas e de ordenamento do território.

> jfonseca @ ubi . pt em 2008-03-25 21:19:24
Seria interessante conhecer as competências de Engenharia Civil envolvidas no referido projecto ... Por vezes, utilizar o conceito Engenharia Civil é útil a interesses alheios a essa área, pelo que seria interessante perceber a razão de tão importante investimento por parte da empresa que contratou os referidos serviços.


Durante três anos, vão ser elaboradas novas formas de monitorização da A23
Durante três anos, vão ser elaboradas novas formas de monitorização da A23


Data de publicação: 2008-03-25 00:00:00
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