Voltar à Página da edicao n. 425 de 2008-03-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Novas centralidades geram novas oportunidades

> João Canavilhas

Os óleos alimentares usados dos concelhos que fazem parte da Associação de Municípios da Cova da Beira e da Diputación de Salamanca vão ser reciclados pela Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior (EnerArea). Este tipo de óleos começa a ser recolhido no próximo Verão e destina-se à produção do Biodiesel.

O projecto, desenvolvido em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Belmonte e a empresa Ecoldiesel, não é inovador em Portugal, mas vem provar uma vez mais que a região deve estar atenta a uma nova realidade empresarial e geográfica.

Em termos empresariais, a situação difícil que a região atravessa está muito ligada à aposta quase exclusiva no têxtil e no vestuário, sectores que viviam da mão-de-obra intensiva. O encerramento das empresas deixou milhares de pessoas no desemprego, com consequências imediatas ao nível do comércio local e dos serviços. Desemprego gera sempre mais desemprego e o ciclo parece não ter fim. Longe vai o tempo das grandes empresas onde trabalhavam centenas ou até milhares de pessoas. A realidade é outra e por isso a vantagem é para os que apostam em pequenas e médias empresas muito especializadas em diferentes nichos de mercado. Com média dimensão e muita diversidade, a região estará a salvo de crises sectoriais e de grandes vagas de despedimentos.

Em termos geográficos, este projecto abrange uma vasta zona do interior dos territórios português e espanhol. Esta opção tem potencial para criar novas centralidades se os municípios envolvidos souberem explorar as complementaridades e esquecer as rivalidades. Estamos a falar de uma região com instituições de ensino superior que abrangem todas as áreas científicas, um território atravessado por duas auto-estradas, servida por caminhos-de-ferro e com um aeroporto regional. Para além do enorme potencial dos projectos desenvolvidos em conjunto, a união de toda a região cria ainda um interessante mercado com cerca de 400 mil consumidores.

O projecto da EnerArea mostra como é possível criar novas oportunidades quando se criam novas centralidades. É, pois, um exemplo a seguir.


Data de publicação: 2008-03-18 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior