Voltar à Página da edicao n. 425 de 2008-03-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O Teixoso foi elevado a vila há 80 anos

Teixoso celebra 80 anos como vila

A vila do Teixoso celebrou no passado dia 8 o seu 80º aniversário, com comemorações que tiveram como ponto alto a inauguração de um monumento em homenagem às vítimas do Ultramar.

> Verónica Simão

Os festejos tiveram início às 9.30 horas, na sede da Junta de Freguesia, com o hastear das bandeiras ao som do Hino Nacional tocado pela Banda Filarmónica da Vila do Carvalho.
Depois da sessão solene, seguiu-se a inauguração do monumento de homenagem aos Combatentes do Ultramar, no jardim do adro da Igreja. O monumento, composto por uma pedra esculpida em forma cilíndrica, contém duas placas, uma com os nomes dos quatro teixosenses que morreram na guerra do Ultramar, e outra com a data da inauguração da obra. “Um minuto de silêncio pelas vítimas desta página negra na história de Portugal”, pediu, na ocasião, o padre Alberto Almeida.
Anteriormente, haviam sido feitas homenagens a personalidades da freguesia, momento em que o presidente da junta local, Carlos Mendes e o vice-presidente da Câmara da Covilhã, João Esgalhado, entregaram placas aos familiares dos homenageados.
António Ascensão Coelho, Manuel Robalo Pereira, António Luís Dias dos Santos e Mário Nave de Oliveira, foram os naturais do Teixoso homenageados a título póstumo, com o intuito de valorizar as obras por eles realizadas.
A última homenagem das cerimónias recaiu sobre o actual pároco da freguesia, reverendo padre Alberto Almeida que, não sendo natural do Teixoso, vem desenvolvendo a sua actividade religiosa na freguesia desde 1973 até aos dias de hoje. Esta homenagem pretendeu significar um “agradecimento” e uma demonstração de “amizade” pelos serviços prestados, adiantou o presidente da junta.
O término da sessão solene esteve marcado não só pelo comunicado escrito do presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto que, por estar em trabalho fora do país, não pôde estar presente, mas também pelo discurso do vice-presidente da autarquia, que referiu muito positivamente a “colaboração institucional” entre a freguesia do Teixoso e a edilidade. Anunciou ainda obras públicas que serão inauguradas ou restauradas dentro de pouco tempo, como uma piscina na vila, obras no cemitério e nos arruamentos principais.


O Teixoso foi elevado a vila há 80 anos
O Teixoso foi elevado a vila há 80 anos


Data de publicação: 2008-03-18 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior