Voltar à Página da edicao n. 425 de 2008-03-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O evento decorreu na UBI

Ministros por um dia

Alunos do Ensino Secundário mostraram as suas aptidões políticas num governo “Faz de Conta”. O evento decorreu na UBI, no âmbito da segunda semana de Eleições Regionais do Governo Mais Jovem do Mundo, organizada pela revista FORUM Estudante no mês em que esta comemora 16 anos.

> Maria José Almeida

Este Governo Sub-18 contou com a participação de oito escolas da região, as secundárias Amato Lusitano, de Carregal do Sal, Frei Heitor Pinto, Frei Rosa Viterbo, do Fundão, e da Sé, em Lamego, que se destacou por ser trazer o governo mais jovem constituído por alunos do sétimo ano. Participaram ainda as escolas Profissionais da Serra da Estrela, e da Torredeira.
A iniciativa teve por objectivo “incentivar os mais novos no que diz respeito ao panorama da política”, deixando de lado “a impressão que se tem de que os jovens não se interessam pela política, pois quando motivados, tem-se notado precisamente o contrário, ou seja, mostram-se bastante empenhados”.
Cada escola participante formou um governo, composto por cinco elementos: Primeiro-ministro, e ministros da Educação, do Ambiente, da Juventude, e das Finanças, que apresentaram o seu programa governativo.
O desafio desta iniciativa consiste em eleger em cada zona uma escola, ou seja um governo, que irá representar a região numa eleição final, a Eleição Nacional. A escola eleita nesta segunda semana foi a Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, que irá automaticamente à Eleição Nacional.
A Eleição Nacional será organizada por uma comissão da revista Forum Estudante, que vai premiar a escola vencedora com um quadro interactivo oferecido pela Areal Editores. Mas, para além deste prémio os vencedores poderão também apresentar as suas medidas aos deputados da Comissão Especializada de Educação e Ciência.
Nesta segunda semana, a preocupação com o Ambiente prevaleceu em grande parte do debate, com propostas de todos os governos participantes. No que diz respeito ao Ministério das Finanças, o governo vencedor, a Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, propôs o aumento do IVA em produtos supérfluos como cigarros e álcool, de forma a poder diminuir o consumo dos mesmos em detrimento de bens de primeira necessidade.
No final, foi entregue a cada participante um certificado de participação, para recordar o dia em que foram Ministros por um Dia.
A viagem da FORUM Estudante prossegue nas próximas semanas para o distrito de Braga e Setúbal, para mais umas Eleições Regionais.


O evento decorreu na UBI
O evento decorreu na UBI


Data de publicação: 2008-03-18 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior