Voltar à Página da edicao n. 423 de 2008-03-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O médico, natural da Vila do Carvalho, defendeu o seu doutoramento na Universidade de Coimbra

Vencedor do Prémio Bluepharma é da Vila do Carvalho

O médico Rui Cabral, natural da Vila do Carvalho, foi distinguido com o prémio Bluepharma/Universidade de Coimbra. Uma distinção que surge através da inovações apresentada na sua tese de doutoramento.

> Eduardo Alves

Uma investigação dos descolamentos das próteses da anca valeu a Rui Cabral, médico natural da Vila do Carvalho, o prémio Bluepharma, edição de 2007. O médico ortopedista Rui Cabral apresentou uma tese de doutoramento sobre “Avaliação Biomorfológica dos Descolamentos Assépticos de Próteses da Anca” defendida em Dezembro de 2005, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Esta investigação incidiu sobre 168 doentes que operou no seu serviço, os quais tinham dores e uma grande incapacidade devido a terem próteses da anca descoladas, tendo sido estudados os factores biológicos e as reacções celulares às partículas de desgaste libertadas pelos diferentes componentes e que são responsáveis pelo processo de falência das próteses.
Rui Cabral sublinha que “as próteses da anca têm permitido o alívio da dor e uma melhoria significativa da qualidade de vida a milhões de doentes, em todo o mundo, sendo consideradas como um dos grandes avanços da ciência médica moderna”.
No entanto, as próteses da anca não estão isentas de riscos, sendo o descolamento e a perda óssea à volta dos componentes protésicos “os tipos de complicações mais frequentes, afectando directamente a sobrevida das próteses e a necessidade de nova intervenção cirúrgica”.
Com as conclusões apresentadas na sua tese e a relevância destas para a Medicina, os membros do prémio Bluepharma decidiram agora atribuir esta distinção ao profissional de saúde. O galardoado é Chefe do Serviço de Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra e doutorado em Medicina, na especialidade de Cirurgia / Ortopedia, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Rui Manuel Vicente Cabral nasceu em Aldeia do Carvalho, Covilhã, em 1959, e tem desenvolvido toda a actividade clínica e lectiva em Coimbra.
O prémio foi entregue no passado sábado, 1 de Março, às 14.30 horas, na sessão solene do Dia da Universidade de Coimbra, que decorreu no Auditório da Reitoria, com a presença do reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos, e do Presidente do Conselho de Administração da Bluepharma, Indústria Farmacêutica SA, Paulo Barradas.
O júri foi presidido pelo cirurgião cardiotorácico e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Manuel Antunes, tal como tem acontecido desde a primeira edição, em 2003.


O médico, natural da Vila do Carvalho, defendeu o seu doutoramento na Universidade de Coimbra
O médico, natural da Vila do Carvalho, defendeu o seu doutoramento na Universidade de Coimbra


Data de publicação: 2008-03-04 00:06:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior