Voltar à Página da edicao n. 423 de 2008-03-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A aldeia de Monsanto recebe agora dois poetas

Poetas de renome internacional alojados em Monsanto

Os dois apartamentos T1 que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova possui na Aldeia Histórica de Monsanto estão ocupados com outros tantos poetas, um americano e uma italiana, desde há cerca de uma semana.

> Notícias da Covilhã

A iniciativa integra-se no protocolo que a autarquia assinou em Maio do ano passado, com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, denominado “Artistas em Residência”, e prevê, anualmente, entre Janeiro e Março da cada ano, a recepção gratuita nos apartamentos de um poeta de fora da Europa e outro oriundo do Continente Europeu, que tenham sido previamente seleccionados pela Faculdade de Letras.
Através deste protocolo, a Câmara Municipal, pretende divulgar o património histórico, cultural e paisagístico, levando até ao concelho gente da cultura que leve o nome de Idanha-a-Nova para bem longe e que daí possam resultar novas visitas turísticas.
A edilidade responsabiliza-se, para além da cedência dos apartamentos com vista sobre Monsanto, pelo pagamento da água, electricidade, gás e limpeza semanal dos espaços.
A Reitoria da Universidade de Coimbra disponibiliza, ao seleccionado de fora da Europa, um subsídio anual de 800 euros para a viagem desde o local de origem, bem como o valor equivalente a uma viagem de avião em classe económica para o poeta seleccionado dentro da Europa.
Refira-se que a selecção dos poetas fica sempre a cargo da Comissão Organizadora dos Encontros Internacionais de Poetas do Grupo de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a qual abrirá um concurso anual, a nível mundial, para o preenchimento das residências, e terá também a seu cargo a publicitação do mesmo.
Em contrapartida, os poetas ficam obrigados a oferecer pelo menos um worshop e uma leitura de poemas em Idanha-a-Nova, no Centro Cultural
Raiano, além de um grupo de pelo menos quatro poemas originais sobre a região.
Com esta iniciativa inédita em Portugal, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova diz conseguir trazer ao concelho “nomes bem conhecidos do mundo artístico e poético, além de conseguir levar por diante uma das suas principais potencialidade que é o dar a conhecer as belas paisagens e riquezas patrimoniais.”
Os poetas que se encontram há cerca de uma semana em Monsanto, e onde vão permanecer durante cerca de um mês, são figuras com um largo currículo na área da poesia, quer no que toca a obras publicadas, quer na área do ensino universitário.


A aldeia de Monsanto recebe agora dois poetas
A aldeia de Monsanto recebe agora dois poetas


Data de publicação: 2008-03-04 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior