Voltar à Página da edicao n. 423 de 2008-03-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O projecto vai agora ter lugar na instituição

Psicologia ajuda na auto-regulação

Promover as competências de estudo em alunos dos primeiros anos das licenciaturas da UBI é o principal objectivo do Projecto ArCo². Uma iniciativa desenvolvida pelos estudantes de Psicologia que está aberta a todos.

> Eduardo Alves

O Núcleo de Estudos e Investigação em Psicologia do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior (NEIP) está a promover, junto dos alunos dos primeiros anos das várias licenciaturas da instituição covilhanense um apoio à auto-regulação. Esta acção, inédita na UBI, surge inserida num conjunto de quatro módulos sobre as competências de estudo. Uma das principais metas da actividade que começa agora a dar os primeiros passos na instituição é o de desenvolver nesta população estudantil, estratégias e técnicas que facilitem a organização e gestão do tempo. Métodos e técnicas de organização que têm como finalidade ajudar os alunos a desenvolverem processos de trabalho mais organizados e com isso rentabilizarem o seu tempo. Outros objectivos deste novo projecto são também os de apontarem para melhores métodos de estudo, para a realização de exames/testes e a gestão da ansiedade face aos mesmos.
A iniciativa tem como ponto referencial a ferramenta “Cartas do Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na Universidade”, uma narrativa desenvolvida com o objectivo de “discutir com alunos de primeiro ano questões sobre estratégias e processos de auto-regulação da aprendizagem, equipando-os para poderem enfrentar as suas tarefas de aprendizagem com maior qualidade e profundidade”, adiantam os autores desta obra.
As sessões serão semanais e decorrerão em formato de pequeno grupo, em local e hora a definir, de acordo com a preferência dos inscritos. As vagas são limitadas e podem ser feitas através do e-mail infoneip@ubi.pt. Este além dos alunos, também os docentes podem obter mais informações e participar nesta iniciativa, bastando para tal solicitar as respectivas informações ou pedidos de esclarecimento.


O projecto vai agora ter lugar na instituição
O projecto vai agora ter lugar na instituição


Data de publicação: 2008-03-04 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior