Voltar à Página da edicao n. 423 de 2008-03-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A UBI alberga um pólo do IT

Novas aplicações multimedia passam pela UBI

O Instituto Superior Técnico foi o local escolhido para o workshop final do projecto CROSSNET. Os vários pólos de investigação do Instituto de Telecomunicações, incluindo o da UBI, estiveram presentes.

> Eduardo Alves

A Comissão Executiva da Especialização de Telecomunicações da Ordem dos Engenheiros e o Instituto de Telecomunicações (IT), com a participação dos seus laboratórios associados organizaram o Workshop Pervasive Broadband Wireless Access - Towards Long Term Evolution. Este foi o workshop final do projecto CROSSNET e teve lugar no passado dia 19 de Fevereiro de 2008, no Instituto de Telecomunicações do Instituto Superior Técnico.
No evento estiveram presentes investigadores e docentes da UBI que ao longo dos últimos anos têm trabalhado nos projectos do laboratório do Instituto de Telecomunicações, no pólo da instituição covilhanense. O projecto CROSSNET prevê analisar os novos serviços e aplicações multimedia que são resultados do forte crescimento das comunicações móveis em torno do mundo. Um dos pontos relevantes deste projecto passa por arquitectar todo um novo jogo de redes com vista à melhoria da execução dos serviços dentro das redes móveis da nova geração. A comunidade científica está a dirigir, cada vez mais, o seu interesse para formas de optimização e resposta às exigências da nova geração de comunicações móveis e redes wireless. Daí também toda a pertinência e actualidade neste tipo de projectos. A ideia básica deste projecto, na UBI é pesquisar novas formas e definições de protocolos IP.
Para além disso, na reunião de trabalho em Lisboa foram também abordados outros aspectos. Tais como, o actual contexto de atribuição de licenças de espectro radioeléctrico na Europa, bem como a necessidade de flexibilizar o mercado de acesso à banda larga, o que potencia a oportunidade para o aparecimento de novos operadores e de diversificação da oferta de tecnologias de acesso inovadoras visando interoperabilidade entre tecnologias WiMAX, Wi-Fi, UMTS/Long Term Evolution e os rádios cognitivos. A convergência entre sistemas suportados pelas diversas normas “permitirá o fornecimento serviços multimédia de banda larga sem fios em todos os tipos de ambiente, de forma transparente para o utilizador, um passo importante rumo à 4G das comunicações móveis”, adiantaram os promotores do evento. O tema do workshop surge portanto numa época em que o sector das telecomunicações irá novamente estar em foco. Do programa destaque para a participação de oradores provenientes das várias academias internacionais que estudam esta área, como Elvino de Sousa, da Universidade de Toronto, Tom Rondeau, do Trinity College Dublin, Loutfi Nuaymi, da Telecom Bretagne, António Rodrigues, do Instituto Superior Técnico ou Javier Gozalvez, da Universidade Miguel Hernandez. Num encontro onde também marcaram presença fabricantes, operadores e os seus laboratórios de investigação. Num evento onde também estiveram patentes os próprios projectos de investigação do Instituto de Telecomunicações, através dos seus laboratórios associados, como o CROSSNET (Cross-Layer Design and Network Planning for B3G Systems), cuja equipa envolve investigadores do IT – pólo de Aveiro, IT – Laboratório da Covilhã e IT – pólo de Lisboa. O workshop foi apoiado pela Ordem dos Engenheiros, através do Colégio de Engenharia Electrotécnica e Especialização de Telecomunicações, pelo IEEE, Portugal Section e VTS Portugal Chapter, pela Academia de Ciências – Instituto de Altos Estudos, Academia de Engenharia, Advanced Resources, Alcatel-Lucent,  ANACOM, Ericsson, FCT, Microsoft, PT Inovação, Rhode & Schwarz, Universidade de Aveiro e pela Universidade da Beira Interior.
Destaque também para a comissão organizadora, que entre mais de uma dezena de investigadores contou com a presença de Daniel Robalo, Fernando Velez, João Ferro, Luís Borges, Orlando Cabral, Rui Costa e Rui Paulo, todos membros do Instituto de Telecomunicações, pólo da UBI.
Também no seguimento de uma actividade deste grupo, mas relativa ao Programa Nacional de Formação da B-on, foi calendarizada para 2008 uma acção de formação na Universidade da Beira Interior, dirigida não só a profissionais de informação mas a toda a comunidade de utilizadores como professores, alunos e investigadores. Serão dois os módulos de formação, um sobre pesquisa no Portal B-on (nova versão) e outro sobre pesquisa em conteúdos B-on. Esta formação decorrerá em dois dias consecutivos (13 e 14 de Março de 2008), no edifício da Unidade de Ciências Sociais e Humanas (Pólo IV), 3º Piso, Sala 7.25 e terá a duração de 12 horas (9.30-12.30 e das 14.00-17.00)  sendo obrigatória a frequência dos dois dias para obtenção do certificado. As inscrições deverão ser feitas na página oficial do evento.


A UBI alberga um pólo do IT
A UBI alberga um pólo do IT


Data de publicação: 2008-03-04 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior