Voltar à Página da edicao n. 423 de 2008-03-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O anfiteatro da Parada recebeu esta iniciativa

Eça de Queiroz em versão teatral

A encenação desta adaptação de um texto dOs Maias, do escritor novecentista, esteve a cargo do grupo de teatro dos alunos da área de Filologia Portuguesa da Universidade de Extremadura, que actuaram perante uma casa cheia, no passado dia 26.

> Urbi

“O Fim da Mascarada” foi uma peça teatral que trouxe até à Universidade da Beira Interior um Eça de Queiroz especial, com sotaque do país vizinho.
O Departamento de Letras da UBI e a Escola Secundária Campos Melo, concretizaram várias actividades paralelas e uma delas serviu para trazer até à Covilhã a peça “O Fim da Mascarada”. Esta produção cénica resulta de uma adaptação de um texto de Eça. Coube ao grupo de Teatro da Lua Cheia, da Faculdade de Filologia Portuguesa da Universidade da Extremadura, a representação que esteve em cena no Anfiteatro 1 da Parada.
Segundo a produtora e a encenadora, Lola Amado, docente na Universidade de Extremadura, esta adaptação representou “um grande desafio”, principalmente para o jovem elenco. A professora sublinhou ainda que de entre um vasto leque de objectivos, o mais importante mesmo passa por esta iniciativa “constituir uma oportunidade para os alunos começarem a falar melhor o português, para além de estabelecerem contacto directo com a literatura portuguesa”.
Perante o muito público jovem presente no anfiteatro, uma das actrizes, Maria Eugénia, destacou a importância que a obra de Eça de Queiroz tem no universo literário, sendo “uma honra poder representar um texto tão rico”. Aluna de Português na Extremadura, Maria Eugénia explicou que “tem sido fácil, e proveitoso, aprender a língua de Camões”, de uma forma pouco comum e através de uma actividade complementar. Depois do sucesso na UBI, a peça rumou até ao Convento do Carmo da Universidade de Évora.


O anfiteatro da Parada recebeu esta iniciativa
O anfiteatro da Parada recebeu esta iniciativa


Data de publicação: 2008-03-04 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior