Voltar à Página da edicao n. 423 de 2008-03-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

“Acho que há a possibilidade de crescimento noutras áreas”

> Eduardo Alves

U@O – Como está a recuperação do edifício junto ao Pólo IV e ao Cybercentro?
P.S. – [Ver Resposta] –
A intervenção ao nível do interior, da recuperação do edifico estão praticamente feitas, temos já o mobiliário para equipar o espaço, falta agora o aquecimento, mas penso que é uma questão que estará resolvida dentro em breve. Em termos do telhado, uma vez que esta estrutura era bastante antiga e para além disso deixava entrar a luz. Os nossos professores e técnicos dizem-nos que essa luz tem de ser eliminada e tivemos de escurecer a estrutura, tapando os pontos onde entrava luz. Ao mesmo tempo estamos também a tratar de alguns problemas de infiltração. O telhado está agora a ser coberto com umas telhas próprias e neste momento essa intervenção está praticamente terminada.
Dentro de um mês as obras devem estar terminadas. Quanto ao aquecimento é um ponto que se calhar até nem tem tanta relevância nos próximos tempos até porque está a chegar o tempo mais quente e na área da imagem temos projectores que aquecem extraordinariamente e o problema até nem se coloca em termos de aquecimento, mas de arrefecimento.

U@O – Existem mais cursos para serem criados nos próximos tempos?
P.S. – [Ver Resposta] –
O Departamento aqui insere-se numa estratégia mais geral que é a da Unidade de Artes e Letras. Em termos de Departamento o último curso que foi criado e que entrou em funcionamento este ano foi o curso de Ciências Políticas e Relações Internacionais, em colaboração com os Departamentos de Sociologia e Gestão e Economia. Neste momento creio que não se perspectiva a criação de mais nenhum curso, perspectiva-se sim aquilo que já chamei de consolidação e estruturação daquilo que existe.
Em termos de Unidade, isso será outra política e não me quero estar a pronunciar. Acho que há a possibilidade de crescimento noutras áreas. E existe ainda uma outra condicionante, é que eu tenho mais sete ou oito meses de mandato como presidente e espero em Outubro de 2008 estar substituído nas minhas funções.

U@O – Quanto às unidades de investigação onde estão associados os docentes do Departamento, como o Labcom e o IFP. Que leitura faz do seu trabalho?
P.S. – [Ver Resposta] –
É uma leitura positiva, embora haja sempre a tendência de fazermos este tipo de avaliação quando estamos envolvidos nos projectos. De qualquer maneira há uma entidade que, por muito discutível que seja, faz uma avaliação periódica das Unidades, que é a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e aquilo que se pode dizer é que na última avaliação que foi feita, talvez em 2004 ou 2005; o Instituto de Filosofia Prática foi classificado com Muito Bom, numa escala onde a nota máxima é Excelente. Para uma unidade que se tinha iniciado há pouco tempo foi uma nota lisonjeira. O Labcom foi classificado com Bom, mas num contexto em que a nível nacional só houve uma classificação de Muito Bom. Para além disso o Labcom e outro centro de investigação foram os únicos a ter Bom, os outros tiveram abaixo desta nota.
Significa que em termos da FCT a nossa classificação foi bastante razoável, embora, como um membro do Labcom estivesse à espera de um Muito Bom, isto atendendo ao trabalho que se fez durante os três anos de avaliação. Na altura pensei que mereceríamos mais.
Neste momento está desencadeado um novo processo e penso que estas unidades voltaram a ser avaliadas para o último triénio. E nós aí temos essas entidades exterior que avalia e nos fornece critérios objectivos para sabermos em que ponto estamos.

Perfil de Paulo Serra

Há toda uma possível linha de colaboração com empresas

O futuro tem de ser uma fase de estabilização e consolidação



"O Departamento insere-se numa estratégia mais geral que é a da Unidade de Artes e Letras"


Data de publicação: 2008-03-04 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior